header top bar

section content

ALPB aprova concessão de Título de Cidadã Paraibana a professora Maria Cristina Basílio Crispim da Silva

A aprovação do Projeto de Lei 3.589/22, de autoria do deputado Jeová Campos, aconteceu, de forma unânime, na sessão legislativa desta terça-feira (12)

Por Portal Diário com Assessoria

13/04/2022 às 08h56

Professora Doutora Maria Cristina Basílio Crispim da Silva. (Foto: divulgação).

A Professora Doutora Maria Cristina Basílio Crispim da Silva, da Universidade Federal da Paraíba, será contemplada com o Título de Cidadã Paraibana. A aprovação do Projeto de Lei 3.589/22, de autoria do deputado Jeová Campos, aconteceu, de forma unânime, na sessão legislativa desta terça-feira (12). A Professora Doutora Maria Cristina é Portuguesa de nascimento, mas tem vínculos históricos com a Paraíba e tem um trabalho excepcional na área de Ecologia. “Ela tem uma brilhante pesquisa no ambiente marítimo, com vínculos profundos e relevantes com o nosso Estado e tem uma biografia que a credencia para receber essa honraria”, justificou o parlamentar na defesa de sua iniciativa.

Jeová destacou que a professora Cristina Crispim com sua sabedoria,inteligência e humildade, vem desenvolvendo trabalhos importantes do litoral ao sertão.“Contudo, é preciso a sensibilidade e vontade política para que um dos seus maiores projetos seja realmente realizado, que é o saneamento ecológico, através de wetlands, fossas ecológicas, biodigestores, reuso de águas residuais, entre outros mecanismos” desatacou Jeová, lembrando que a professora se dispõe a apresentar a ALPB soluções acessíveis, sustentáveis, modernas e exequíveis para resolver problemas de qualidade das águas, acessibilidade,saúde pública, renda, entre outros aspectos de melhoria de qualidade de vida das pessoas.


VEJA TAMBÉM

ALPB marca data para Sessão Solene de entrega de medalha ao Pe. Antonio Luiz do Nascimento


“Nossa gratidão à Professora Doutora Cristina Crispim pela dedicação ao nosso Estado, promovendo conhecimento de ponta e despertando os alunos para a pesquisa com o intuito de realizá-las para o bem comum promovendo, dessa forma, o despertar do cidadão para a qualidade vida, voluntariedade para aplicar conhecimento, seriedade no compromisso de formar seu aluno como cidadão atuante na sociedade. Por isso, o título de cidadania paraibana é uma acolhida, uma singela homenagem de reconhecimento público, um abraço afetuoso dessa paraibana de Portugal que elegeu o recanto mais bonito do Brasil para sua morada e sua missão de Professora”, reiterou Jeová.

Breve resumo

A homenageada nasceu na cidade de Setúbal (Portugal), em 01 de fevereiro de 1963 e em 1977 chegou de Portugal diretamente para João Pessoa, acompanhada de seus pais, Sr. Joaquim Virgílio Crispim e Sra. Maria da Conceição Kerkebye da Silva Basílio Crispim. Vieram para o Brasil após o pai ter perdido o emprego, depois da Revolução dos Cravos. Ela é viúva do Sr. Roberto Antonio da Silva com quem teve quatro filhos, todos brasileiros e paraibanos, e desde então vive na capital paraibana. Cursou sua graduação na Universidade Federal da Paraíba -UFPB, em Ciências Biológicas (1982 a 1987). Realizou vários estágios enquanto estava na graduação, sendo importante destacar – comportamento animal, com a Profª. Carmen Alonso, zooplâncton estuarino/marinho, com o Prof. Gilberto Pekala, e em zooplâncton de água doce, com a Profª. Takako Watanabe. Em 1988, retornou à Portugal onde fez o Doutorado em Ecologia e Biossistemática, na Universidade de Lisboa, Portugal e retornou ao Brasil, em 1998. Na Universidade Federal da Paraíba – UFPB ela atuou primeiro como Professora Substituta, em 2001 e, depois, como Professora Efetiva, em 2002, no Departamento de Sistemática e Ecologia do Centro de Ciências Exatas e da Natureza.

Desde 2001 que trabalha nos programas de graduação em Ciências Biológicas e em pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-PRODEMA e em Ciências Biológicas, permitindo iniciar a pesquisa com o apoio de alunos. Atualmente atua apenas no PRODEMA. “A trajetória da professora Maria Cristina como docente é uma declaração de amor ao ensino e à pesquisa. Ela, além de professora de sala de aula, vai até às comunidades mais carentes levando seus orientandos e pesquisas a serem aplicadas; auxilia projetos; está sempre disponível. Quando alguém pergunta quanto ela cobra pelo trabalho, recebe a resposta: “sou paga pela UFPB para isso: ser professora”, destaca Jeová.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: