header top bar

section content

Por meio de propositura de Jeová, ALPB homenageia profissionais de Saúde da PB durante Sessão solene

Um minuto de silêncio pelas mais de 660 mil vítimas da Covid marcou o início de Sessão que homenageou os profissionais com a mais alta comenda da Casa – a Medalha Epitácio Pessoa; fotos

Por Portal Diário com Assessoria

21/04/2022 às 13h25 • atualizado em 21/04/2022 às 13h31

Deputado Jeová Campos com os três homenageados: Geraldo Medeiros, Renata Nóbrega e Daniel Beltrammi. (Foto: divulgação).

Uma homenagem com um minuto de silêncio às mais de 662 mil vítimas da pandemia do Covid no Brasil marcou a abertura da Sessão Solene da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (20), que concedeu a equipe de gestores da Secretaria Estadual de Saúde a mais alta comenda da Casa – a Medalha Epitácio Pessoa. Os homenageados – o médico e ex-secretário da SES, Geraldo Antônio de Medeiros, o médico e diretor superintendente da PBSaúde, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi e a enfermeira Renata Valéria Nóbrega, atual secretária de Saúde da Paraíba representaram todos os profissionais de saúde que atuaram com competência, compromisso e responsabilidade, especialmente, no que diz respeito à assistência e tratamento aos pacientes com Covid, além de prestarem esclarecimentos e orientações verdadeiras à sociedade paraibana durante todo o período de pandemia.

Após a execução do Hino Nacional, o deputado Jeová Campos, parlamentar autor da propositura que foi subscrita por outros deputados, apresentou suas justificativas por tal iniciativa. “Foi a partir de um olhar crítico pela capacidade de ver as coisas que eu pude perceber que o setor de saúde da Paraíba, comandado pelos três homenageados, mas que representam o conjunto de servidores públicos do Estado, conseguiram trilhar um caminho certo, agir corretamente e com o propósito de salvar vidas”, destacou Jeová que presidiu a sessão sendo secretariado pelo deputado Raniery Paulino.


VEJA TAMBÉM

A pedido de Jeová Campos, matérias jornalísticas serão consignadas em Ata da ALPB


Medalha Epitácio Pessoa: a mais alta comenda da ALPB. (Foto: divulgação).

O deputado Jeová lembrou que já conhecia Dr. Geraldo, desde a época em que ele era gestor do Hospital de Trauma de Campina Grande e era referência de ajuda para os correligionários sertanejos do parlamentar e depois essa relação ficou mais estreita quando ele endossou o Projeto de Lei de sua autoria, que depois virou Lei, a do teste do pezinho ampliado, mas que essa admiração ficou ainda mais evidente quando ele acompanhou a postura da equipe da SES, coordenada por Dr. Geraldo, no combate a pandemia. “Hoje, não é dia de pedir, é dia de reconhecer que enquanto o poder central do Brasil negava a ciência e tinha atitudes irracionais, aqui na Paraíba a postura era outra. Sob a orientação de vocês seguimos em lockdown, adotamos medidas restritivas. Vocês abriram leitos, reforçaram as equipes profissionais para dar suporte à assistência dos hospitais paraibanos e pouparam vidas. A firmeza de propósito, a divulgação da verdade, dos casos, até das mortes, foi um exemplo de honestidade e competência para todo o país”, ressaltou Jeová justificando sua iniciativa. Ele também lembrou do professor Luis de Souza Júnior, seu conselheiro político, falecido por complicações da Covid, em março último e, em nome dele, lamentou todas as mortes ocorridas no país.

“Enquanto o Presidente da República falava em cloroquina, vocês falavam em vacinas, quando se estimulava o ajuntamento de pessoas, vocês falavam em ficar em casa, quando se desdenhava do uso das máscaras, vocês a recomendavam com um diálogo aberto, verdadeiro, transparente e foi essa postura e atitude que me levou a ter essa iniciativa de prestar essa homenagem a esse conjunto de acertos. Vocês tiveram a coragem de contrariar interesses e agiram certo e a Paraíba só conseguiu passar por tudo isso e superar esse momento graças a firmeza de propósitos desta grande equipe”, parabenizou Jeová, lembrado que a homenagem que a ALPB estava fazendo se estendia a todos os profissionais de saúde da Paraíba.

Os deputados Adriano Galdino, Wilson Filho, Dra. Jane Panta, Pollyanna Dutra, João Gonçalves e Dra. Paula, apenas essa última de forma remota, se revezaram em discursos reforçando a diligência e capacidade da equipe paraibana de Saúde no enfrentamento da pandemia. Antes das falas dos homenageados e a pedido de Dr. Geraldo, foi apresentada a música ‘Epidemia’, composta e cantada por Agnaldo Timóteo, que também se transformou numa das vítimas da Covid no Brasil.

GERALDO MEDEIROS

Geraldo Medeiros – ex-secretário de saúde da Paraíba. (Foto: divulgação).

Dr. Geraldo Medeiros foi o primeiro homenageado a discursar e começou sua fala agradecendo ao deputado Jeová pela iniciativa e os demais parlamentares que a subscreveram e fez uma breve retrospectiva dos momentos mais marcantes da pandemia. “O que mais me aterrorizava na pandemia era a falta de vacinas e a escassez de respiradores. Tínhamos adquirido 90 respiradores que foram confiscados pelo Governo Federal e depois foram liberados sob ordem judicial. Tínhamos que tomar decisões a cada momento e nos deparar com situações que nem imaginávamos, mas a força desta equipe, que não distinguia sábados e feriados de dias normais, foi o diferencial”, disse ele. Dr. Geraldo lamentou o desestímulo a vacinas e a indicação de drogas ineficazes feitos insistentemente pelo Governo Federal, mas, combatido na Paraíba de forma veemente com apoio da Imprensa. “O papel da imprensa também foi fundamental na pandemia atuando com a disseminação de informações que orientaram melhor as pessoas”, afirmou, lembrando que ele e sua equipe deram mais de sete mil entrevistas durante os dois anos de pandemia.

O ex-secretário de Saúde da Paraíba, que atuou como tal durante toda a pandemia e se afastou da gestão pública na semana passada em função de ser candidato nas próximas eleições, mostrou diversos gráficos com dados que atestam que a pandemia não acabou, mas que a vacinação abriu novos horizontes e formou um novo cenário. Ele lembrou que a vacinação traz uma tranquilidade sanitária, mas, que na opinião dele, ainda é importante o uso de máscaras em recintos fechados.

RENATA NÓBREGA

Secretária de saúde da PB, Renata Nóbrega. (Foto: divulgação).

A secretária Renata Nóbrega pediu licença para ler seu discurso em função da forte emoção que ela estava sentindo. “Estou honrada e é com imensa gratidão que recebo essa honraria que não representa o meu esforço individual, mas de um grupo, do SUS e de todos os profissionais de saúde”, disse ela, agradecendo a todos que contribuíram nessa jornada, especialmente, a sua família que é de Santa Luzia, dedicando a homenagem a sua família e ao seu pai in memorian. “Receber essa medalha é uma honra para uma mulher sertaneja, filha de agricultores, professora e enfermeira”, disse ela, lembrando que a Paraíba ocupa lugar de destaque em nível nacional em assistência ao paciente, além de cobertura vacinal.

“Lembro do dia que recebemos o primeiro lote de vacinas, 19 de janeiro de 2021, e distribuímos em 24h. Atualmente, estamos no terceiro lugar no país em cobertura vacinal contra Covid”, reforçou ela, lembrando que o apoio e diligência do governador João Azevêdo foi fundamental no enfrentamento da pandemia, assim como o trabalho do Comitê de Crise formado para dar celeridade as ações do Governo Estadual. “Trabalhamos diuturnamente para salvar vidas. Essa foi a grande bandeira da Secretaria”, reiterou ela, lembrando que o SUS da Paraíba cumpriu sua missão e deixou um legado de 126 leitos nos hospitais paraibanos pós-pandemia.

DANIEL BELTRAMMI

Daniel Beltrammi, além de ser condecorado com a Medalha Epitácio Pessoa, ele também foi agraciado com o Título de Cidadão Paraibano. (Foto: divulgação).

O último homenageado a se pronunciar foi Daniel Beltrammi. “Estamos aqui tendo a honra de representar os profissionais que com muita luta e sofrimento atuaram na pandemia para salvar vidas”, disse ele, citando em seguida nominalmente todos os membros da equipe da SES que atuou na pandemia nestes dois anos. Dirigindo-se a esposa Débora, e ao casal de filhos que estavam presentes, e aos pais, que estão em São Paulo, pediu desculpas pelas ausências em nome da missão que abraçou. Aos amigos que o acolheram na Paraíba, ele manifestou gratidão assim como e, especialmente, ao ‘mestre’ e responsável pela sua vinda à Paraíba: Dr. Geraldo Medeiros.

Destacando em seu discurso a palavra ‘Coragem’, Daniel Beltrammi disse que foi preciso muita coragem para atuar, trabalhar, decidir, cuidar, se dedicar, tratar, olhar e assistir os pacientes com Covid. “A missão de salvar vidas é uma escolha, a Medicina uma profissão de fé, os profissionais de saúde formam um exército de paz que luta pela vida e bem estar como um bem maior. A pandemia nos mostrou que o impossível é capaz de ser vencido. Vamos seguir na luta pelo SUS paraibano”, disse Daniel ao encerrar seu discurso bem emocionado e grato pela dupla homenagem da ALPB. Isto porque, além de ser condecorado com a Medalha Epitácio Pessoa, ele também foi agraciado com o Título de Cidadão Paraibano, numa propositura do deputado Raniery Paulino.

Breve perfil dos homenageados

Natural de Esperança, Geraldo Medeiros é médico pneumologista e cirurgião torácico. Foi diretor do Hospital de Trauma de Campina Grande e professor da Universidade Federal de Campina Grande. Em janeiro de 2019, assumiu o cargo de Secretário Executivo de Gestão de Rede de Unidade de Saúde e, em setembro, foi nomeado secretário de Estado da Saúde, cargo que exerceu até abril deste ano.

Já Renata Nóbrega é natural de Santa Luzia. Enfermeira com atuação em vigilância em saúde, faz parte do quadro da SES – PB desde 2012. Ocupou o cargo de Gerente Executiva de Vigilância em Saúde de 2014 até dezembro de 2018. Professora universitária, doutoranda em biotecnologia, assumiu, em janeiro de 2019, o cargo de Secretária Executiva de Saúde da Paraíba. Com a saída de Geraldo Medeiros da SES, Renata foi nomeada a nova secretária de Estado da Saúde.

Nascido em São Paulo, o atual diretor-superintendente da Fundação Paraibana de Saúde (PB Saúde), Daniel Beltrammi, é médico sanitarista, mestre em gestão de tecnologias e inovação em saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Ele é aluno pesquisador de doutorado, do programa de pós-graduação em saúde coletiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e agora o mais novo Cidadão Paraibano.

Veja mais fotos do evento:

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: