header top bar

section content

VÍDEO: Vereadora de Campina Grande denuncia comentário racista e injúria racial nos corredores da Câmara

Quando questionado na Câmara se iria participar da audiência pública para debater a cultura, promovido por Jô Oliveira e sua equipe, o vereador, que não teve o nome revelado, disse que “não iria participar da audiência dessa nêga”, numa referência à cor da parlamentar

Por José Dias Neto

08/06/2022 às 17h59 • atualizado em 08/06/2022 às 18h01

A vereadora Jô Oliveira (PCdoB), denunciou, nesta manhã desta quarta-feira (08), um caso de racismo que sofreu nesta terça-feira (07), nos corredores da Câmara de Vereadores de Campina Grande. Segundo a parlamentar, um de seus assessores ouviu um comentário racista de outro vereador presente no local.

Quando questionado na Câmara se iria participar da audiência pública para debater a cultura, promovido por Jô Oliveira e sua equipe, o vereador, que não teve o nome revelado, disse que “não iria participar da audiência dessa nêga”, numa referência à cor da parlamentar.

“Ontem, pelos corredores da Casa, um dos nossos assessores ouviu um comentário de um outro vereador, dirigido a nós, que disse, quando questionado se iria participar de nossa audiência pública para debater a cultura, que não ia participar da audiência dessa nêga”, declarou a política.

Ao usar a tribuna, Jô disse que estava falando de forma pedagógica, já que o comentário teria sido feito nos corredores, para um terceiro, “limitando a possibilidade de responsabilizar isso judicialmente”.

Vereadora Jô Oliveira (PCdoB) de Campina Grande. Foto: Divulgação

“Hoje ocupamos a tribuna da Câmara, até como forma pedagógica, para que a pessoa tenha a possibilidade de se corrigir, uma vez que o comentário foi feito nos corredores, a um terceiro, limitando as nossas possibilidades de responsabilizar isso juridicamente. Mas fizemos questão de colocar o assunto publicamente durante a sessão, pois não podemos admitir nenhum tipo de comentário racista!”, acrescentou.

A identidade do vereador denunciado não foi revelada pela vereadora.

O PRONUNCIAMENTO COMPLETO

QUEM É A VEREADORA NEGRA E LUTADORA?

Jô Oliveira nasceu em Campina Grande. Filha de Dona Basta, uma mulher negra, trabalhadora doméstica e mãe solo, estudou em escola pública e ingressou no curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde se graduou e concluiu mestrado na área. Começou sua atuação no movimento estudantil, na UEPB. Iniciou sua militância nas atividades da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), e depois integrando a Associação de Juventude pelo Resgate a Cultura e Cidadania (AJurcc), da qual é sócia-fundadora.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: