header top bar

section content

Wilson Filho parabeniza profissionais pelo Dia Internacional da Enfermagem e lembra conquistas recentes

O deputado estadual destacou a atuação dos profissionais da Enfermagem no cenário crítico da pandemia, assim como o trabalho realizado nesses últimos dias, com os casos de síndromes respiratórias nas unidades de saúde

Por Portal Diário com Assessoria

12/05/2023 às 18h14

Imagem ilustrativa

Nesta sexta-feira (12), Dia Internacional da Enfermagem, os profissionais da categoria celebram a sanção do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN 5/2023). Com a medida, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e parteiras conquistaram o pagamento do piso salarial, uma luta travada pelos sindicatos e conselhos junto à classe política. Desde o princípio, o deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) foi favorável à remuneração.

“Um salário digno é o primeiro passo para valorizar esses profissionais. O exercício da profissão já é desafiador e essas pessoas se dedicam de maneira incansável. Em nossos espaços, sempre destacamos a importância dos gestores viabilizarem essa remuneração, no entanto esbarravam em questões financeiras. Esse projeto nos mostrou o cerne da política: o somatório de forças em prol de uma causa maior, que trará benefícios para toda a população. Uma vez que bem remunerados, melhora a qualidade de trabalho e também o atendimento aos usuários”, destacou o parlamentar.

No dia em que se homenageia a categoria, o deputado estadual também lembrou a atuação dos profissionais da Enfermagem no cenário crítico da pandemia, assim como o trabalho realizado nesses últimos dias, com os casos de síndromes respiratórias nas unidades de saúde. Wilson Filho também lembrou que o diálogo com a categoria precisa ser permanente.

“Na pandemia esses trabalhadores se afastaram dos familiares por completo, viveram, literalmente, em função de salvar as pessoas, expostos a sérios riscos no início, muitos inclusive perderam a vida. Garantir melhores condições de trabalho para eles é o mínimo que poderíamos fazer. Se faz necessário um diálogo constante, a respeito das necessidades, desafios enfrentados para que, juntos, a gente some forças para melhorar as condições de trabalho e o atendimento oferecido à população. Recentemente temos acompanhado na mídia os altos índices de síndromes respiratórias, viroses e são esses trabalhadores que estão na linha de frente, nas unidades de saúde e hospitais”, pontuou.

Wilson Filho – deputado estadual

Sobre o PLN 5/2023 – O texto fixou em R$ 4.750 o piso nacional de enfermeiros dos setores público e privado, valor que serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%), e parteiras (50%).

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: