header top bar

section content

VÍDEO: Gerente de Vigilância em Saúde da PB diz que Campanha de vacinação contra gripe se aproxima do fim

A profissional de saúde ressaltou a importância das pessoas buscarem se vacinar o quanto antes, em especial os grupos prioritários. O último boletim apresentou aumento de casos de síndromes respiratórias

Por Luiz Adriano

30/05/2023 às 17h17 • atualizado em 30/05/2023 às 17h23

A gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba, Talita Tavares, conversou com o Portal Diário e ressaltou a necessidade da vacinação neste momento de aumento de casos de síndromes respiratórias no estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (29), o Boletim Epidemiológico semanal de síndromes respiratórias, com dados atualizados dos agravos no estado. A publicação aponta que, até o dia 27 de maio, a Paraíba totaliza 1.292 registros de casos graves, o que corresponde a 26% de registros quando comparado com a última semana.

A profissional de saúde ressaltou que a vacinação é o principal meio para combater o avanço dos casos, principalmente na faixa etária de idosos e de grupos prioritários. Ela destacou também que está provável que ainda esta semana seja finalizada a campanha.

“É importante que toda a população que já está aberta, acessível, mas também principalmente aquelas que são grupos prioritários, por ser grupos com maior vulnerabilidade de agravar e precisar de internações, ter sua caderneta de vacinação atualizada, buscar a vacinação, a vacina da influenza e ter essa proteção e evitar o agravamento de casos e possíveis internações”, ressaltou a gerente.

DADOS

Até o momento, a vacinação contra influenza atingiu 66,8% de cobertura nos públicos prioritários. O público infantil (crianças de 6 meses a menores de 6 anos) registrou a aplicação de 192.253 doses e tem cobertura de 59,70% do público alvo, que é de 312.277 crianças. Em relação aos idosos com mais de 60 anos, o percentual de cobertura alcançado foi de 67,82%, com 390.992 doses. Apesar dos números estarem subindo, ainda é preciso uma grande parte da população ser vacinada, para atingir a meta de 95% de vacinação contra a gripe.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: