header top bar

section content

VÍDEO: “Tem que ter uma atenção maior”, diz médica quanto às síndromes respiratórias em menores de 2 anos

A profissional de saúde enfatizou que mesmo tendo amenizado os casos no estado, os pais precisam dobrar os cuidados com os pequenos na referida faixa etária

Por Luiz Adriano

05/07/2023 às 18h07 • atualizado em 05/07/2023 às 18h10

A Drª Socorro Martins, presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria, foi entrevistada ao vivo no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão nesta quarta-feira (05). A profissional da saúde falou da importância dos cuidados com as crianças menores de 2 anos quanto às síndromes respiratórias e explicou a diferença entre resfriado, gripe e síndromes gripais.

“Na realidade o que diferencia é a situação dos sintomas. Os resfriados que pegam as vias aéreas superiores, são mais leves; e as gripes mesmo, elas têm os mesmos sintomas, só que de forma mais intensa; e os vírus, que causam a gripe mesmo, as síndromes gripais, eles têm uma tendência a descer, pegar os bronquíolos, os brônquios, os alvéolos, e fazerem infecções respiratórias baixas”, detalhou a médica.

A Drº Socorro ressaltou que a situação da Paraíba hoje é estável, visto que a cobertura vacinal conseguiu abater o alto número de casos que vinha ocorrendo no estado. Ela lembrou que em abril teve o pico do vírus onde chegou a registrar óbitos.

A médica explicou que o aumento de chuvas e a baixa das temperatura, foram pontos cruciais para o alto volume de casos.

CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS

A profissional de saúde enfatizou que mesmo tendo amenizado os casos, os pais precisam dobrar os cuidados com as crianças menores de 2 anos.

“Os bebês abaixo de dois anos e especialmente abaixo de 1 ano, eles são acometidos de uma forma ás vezes de uma maior gravidade, por isso a gente tem que ter uma atenção maior”, pontuou.

Assista a entrevista na íntegra:

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: