header top bar

section content

VÍDEO: João Azevêdo anuncia instalação de fábrica chinesa de insulina na PB para abastecer mercado nacional

A ação é resultado da missão do chefe do Executivo estadual à China, em julho deste ano, e irá gerar 450 empregos diretos na Paraíba

Por Portal Diário

28/08/2023 às 16h43 • atualizado em 31/08/2023 às 16h27

Ogovernador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (28), em reunião com a empresa chinesa Tonghua Dongbao Pharmaceutical – América do Sul, a instalação de uma fábrica para a produção de insulina no município de Caaporã, no Litoral Sul do estado. A ação é resultado da missão do chefe do Executivo estadual à China, em julho deste ano, e irá gerar 450 empregos diretos na Paraíba, com a assinatura da Carta de Intenções formalizada no Centro de Convenções de João Pessoa.

De acordo com o gestor estadual, a chegada da empresa à Paraíba será dividida em três momentos, com a importação do produto, liberação das licenças e instalação da fábrica, no período de 12 meses. “Esse é um investimento muito importante pelo momento que o país vive com relação ao abastecimento de insulina e estamos trazendo não só uma solução para a Paraíba, mas para o Brasil. Teremos reunião com a Anvisa nos próximos dias e esperamos que as licenças saiam até outubro. Então, estamos falando não apenas de mais uma unidade fabril e de emprego e renda, que são muito importantes, mas de uma resolução de uma demanda do país a partir do nosso estado”, frisou.

Joao Azevêdo também evidenciou as potencialidades econômicas do estado e a capacidade de atração de novos investimentos. “A Paraíba está no centro do Nordeste, uma região que tem mercado acima de 50 milhões de consumidores, o que favorece a distribuição da nossa produção. Nós também somos reconhecidos pela eficiência fiscal, o que nos torna um ambiente seguro para o investidor que aqui chega e encontra um espaço econômico bastante seguro, além de nos destacarmos na geração de energias renováveis, tecnologia e agricultura”, sustentou.

Momento da fala do governador João azevedo – foto: divulgação/Secom-PB

O presidente do Conselho da Laurel Internacional Corporation, Peace Pingan Lau, destacou que a instalação do grupo chinês na Paraíba representa um marco para a política de expansão internacional da empresa. “A Paraíba é um estado que escolhemos a dedo. Nós sabemos da potencialidade e da localização estratégica do estado, que é compatível com a nossa fábrica na China, e com a chegada desse produto, o Brasil terá a mesma produção iniciada no nosso país alguns anos atrás. Tenho certeza de que vamos construir na Paraíba o sucesso que tivemos na China”, pontuou.

Já nesta terça-feira (29), representantes da Tonghua Dongbao Pharmaceutical e uma empresa de consultoria chinesa visitam o Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado da Paraíba (Lifesa), unidade pertencente à rede estadual de saúde, que auxiliará na instalação da empresa no estado.

Foto: divulgação/Secom-PB

A EMPRESA CHINESA

A Tonghua Dongbao Pharmaceutical é uma empresa chinesa situada na Dongbao New Village, Tonghua County, Tonghua City – Jilin Province, que tem uma sólida reputação como fabricante de produtos farmacêuticos, com pontos fortes em pesquisa e desenvolvimento (P&D), produção e comercialização de produtos farmacêuticos, particularmente medicamentos de patente chinesa, medicamentos químicos e produtos biológicos.

A empresa farmacêutica distribui medicamentos para mais de 10 mil hospitais municipais. O grupo já tratou mais de 6,5 milhões de pessoas em 20 anos e exporta seus produtos para Polônia, Geórgia e Bangladesh, além de outros países europeus e asiáticos.

PRESENTES NA REUNIÃO

Também participaram da reunião os representantes Tonghua Dongbao Pharmaceutical Victoria Jing Xu (CEO); Lennox Lewis (diretor e representante chefe da América do Sul); e Chunsheng Leng (presidente do Conselho e Gerente Geral).

O vice-governador Lucas Ribeiro; a senadora Daniella Ribeiro; o deputado federal Wilson Santiago; o deputado estadual Felipe Leitão; o prefeito de Caaporã, Kiko Monteiro; além de auxiliares do Governo do Estado, dentre eles, Gilmar Martins (secretário de Planejamento); Marialvo Laureano (secretário da Fazenda); Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos); Jonhy Bezerra (secretário da Saúde); Cláudio Furtado (secretário da Ciência e Tecnologia); Nonato Bandeira (secretário da Comunicação Institucional); Rômulo Polari (presidente da Cinep); Luciano Piquet (presidente do Lifesa); e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador) estiveram presentes.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: