header top bar

section content

VÍDEO: Governo da PB diz que duas paraibanas que estão em Israel seguirão para Portugal em três dias

Conforme a Secretaria de Representação Institucional do Governo da Paraíba, elas fazem parte de uma excursão com outras 45 pessoas em Jerusalém, e relataram que estão bem

Por Luiz Adriano

09/10/2023 às 11h02 • atualizado em 09/10/2023 às 17h10

A Secretaria de Representação Institucional do Governo da Paraíba disse que até o momento foi possível contactar quatro paraibanos em Israel. O vice-prefeito de Sousa, Zenildo Oliveira e sua esposa, os quais já chegaram ao Brasil neste domingo (08), além de duas mulheres que estão em um hotel e seguem para Portugal na próxima quarta-feira (11). Conforme a pasta, elas fazem parte de uma excursão com outras 45 pessoas em Jerusalém, e relataram que estão bem.

O governo da Paraíba, através de sua Secretaria de Representação Institucional em Brasília, tem mantido contato com a embaixada do Brasil em Israel, e se colocou à disposição caso identifique mais paraibanos que necessitem de apoio na referida nação.

O canal para ajudar os paraibanos em solo israelense ou palestino é através do aplicativo WhatsApp, (61) 99136-8348.

A Secretaria informou ainda que entrou em contato com as embaixadas na Palestina, Síria e Líbano, que são os países que ficam próximo à Faixa de Gaza.

“O governo da Paraíba está atento e tratando caso a caso junto ao Itamaraty, órgão responsável pela repatriação”, diz um trecho de nota emitida à imprensa.

Após reunião na manhã desta segunda-feira (09) no Itamaraty, serão divulgadas as atualizações de dados e informações oficiais, que serão repassadas aos estados da federação.

Imagem de Israel – foto: reprodução/internet

BRASILEIROS EM ISRAEL

O Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada em Tel Aviv e do Escritório de Representação em Ramalá, segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras em Israel e na Palestina.

A Embaixada em Tel Aviv identificou, até o presente momento, três brasileiros desaparecidos e um ferido, todos binacionais, que participavam de festival de música no distrito sul de Israel, a menos de 20 km da Faixa de Gaza. O brasileiro ferido, também binacional, recebeu, neste domingo (08), alta do hospital e se encontra bem.

Ainda conforme o Ministério, mais de 1,7 mil pessoas já procuraram o governo brasileiro na busca de apoio para sair de Israel.

AVIÃO DA FAB

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou do aeroporo de Natal, capital do Rio Grande do Norte, neste domingo (8) para Roma, na Itália, com o objetivo de repatriar os brasileiros que se encontram na Palestina ou em Israel.

Conforme matéria da Agência Brasil, “a expectativa da FAB é que o avião siga da Itália e pouse em Tel Aviv na tarde de segunda-feira (9) ou na terça-feira (10) para a primeira repatriação de brasileiros”.

Seis aeronaves para a repatriação foram reservadas pelo governo brasileiro para o referido fim. São dois KC-30, com capacidade para 230 passageiros cada, além de dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e duas aeronaves cedidas pela Presidência da República, com capacidade de 40 passageiros cada.

Ainda conforme a Agência Brasil, inicialmente, o KC-30 seguiu para Itália com objetivo de ficar mais próximo do conflito, enquanto as embaixadas finalizam a primeira lista para repatriação. Médicos e psicólogos estão na equipe que seguiu para a região para auxiliar os brasileiros.

ATAQUE A ISRAEL

Israel foi surpreendido por 2.200 foguetes em ataque efetuado pelo grupo militante palestino Hamas, no último sábado (07).

Conforme o BBC News Brasil, “mais de 700 pessoas foram mortas em Israel desde que o Hamas lançou os ataques, incluindo 260 que participavam de um festival de música”, e “em Gaza, 511 pessoas morreram depois de Israel ter lançado ataques aéreos em retaliação, segundo a Autoridade Palestina”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: