header top bar

section content

VÍDEO: Presidente do Sindicato dos Radialistas da PB parabeniza categoria e fala sobre capacitação para DRT

Moisés Marques ressalta que existe uma demanda grande de pessoas atuando no ramo da comunicação sem ter DRT na Paraíba

Por Jocivan Pinheiro

07/11/2023 às 21h15 • atualizado em 07/11/2023 às 21h18

Em participação no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o presidente do Sindicato dos Radialistas da Paraíba (STERT-PB),  Moisés Marques, falou que a entidade tem interesse em ajudar profissionais da comunicação a tirar o registro profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Moisés Marques ressalta que existe uma demanda grande de pessoas atuando no ramo da comunicação sem ter DRT. No entanto, para ajudar esses profissionais, é precisa haver entendimento com sindicatos patronais.

“Existe uma demanda muito grande no estado, principalmente com o advento das rádios comunitárias, dos portais, das rádios web. Mas também temos que ser criteriosos. Nós não impedimos o acesso ao mercado de trabalho. Mas esses entendimentos tem que ser juntos, o sindicato profissional com o sindicato das empresas de comunicação”, disse.

O STERT-PB planeja realizar capacitações para registrar profissionais na DRT. Mas aguarda a sinalização da representação sindical patronal que, segundo Moisés, precisa resolver pendências junto ao Ministério do Trabalho.

“Por essa dificuldade da categoria patronal, nós não podemos avançar, a não ser em acordos individuais por empresa. Mas estamos estudando para saber quantificar e qualificar para a responsabilidade do veículo que está com aquele colaborador irregular no momento”, falou o presidente.

O Dia do Radialista é celebrado em 7 de novembro por causa do compositor, músico e radialista Ary Barroso, que nasceu em 7 de novembro de 1903. Mas os profissionais de rádio também festejam o 21 de setembro, pois foi nessa data, em 1943, que o então presidente Getúlio Vargas assinou a lei que criou um piso salarial para a profissão.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: