header top bar

section content

VÍDEO: Após confirmar 2ª morte de dengue na PB em 2024, Secretaria de Saúde anuncia 1º óbito por chikungunya

O paciente que morreu por chikungunyana trata-se de um homem que tinha 57 anos e residia na cidade de Sapé-PB. Ao todo, até o momento são 3 mortes por arboviroses este ano na Paraíba e conforme a SES, outros quatro óbitos estão em investigação

Por Luiz Adriano

28/02/2024 às 16h57 • atualizado em 28/02/2024 às 17h00

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa terça-feira (27), a primeira morte em 2024 no estado da Paraíba ocasionada pela chikungunya. Trata-se de um homem de 57 anos da cidade de Sapé. Conforme os dados, o paciente apresentava uma doença pré-existente, a hepatopatia, e teve exame IGM positivo para a chikungunyana.

Na segunda-feira (26), a Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) já havia confirmado a segunda morte por dengue na Paraíba neste ano. As informações oficiais são de que a paciente foi uma mulher de 42 anos, da cidade de Conde, Litoral Sul da Paraíba. Ela morreu no dia 19 desse mês, cinco dias após contrair a dengue.

Ela já tinha comorbidades, entre elas hipertensão, diabetes e leucemia. Ao contrair dengue, a doença acabou evoluindo para sangramento, que antes era chamado de dengue hemorrágica e hoje classificam como dengue grave.

A Paraíba já havia registrado a morte de uma mulher de 24 anos, da cidade de Camalaú, vítima de dengue.

Ao todo, até o momento são 3 mortes por arboviroses este ano na Paraíba. Conforme a SES, outros quatro óbitos estão em investigação.

A Secretaria informa ainda que em 2024 já foram registrados 1.611 casos prováveis de arboviroses no Estado, sendo 1.441 casos de dengue, 158 de chikungunya e 12 de zika.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: