header top bar

section content

VÍDEO: Festa de alunos em universidade acaba com três pessoas esfaqueadas e pancadaria

Quando os militares chegaram ao local, o clima estava tenso.

Por Metrópoles

09/12/2018 às 08h56

Festa de encerramento do semestre da Universidade de Brasília (UnB), organizada por alunos da instituição na comercial da 408 Norte, terminou com três pessoas esfaqueadas, muita pancadaria, arrastões, furtos e roubos, sem falar na indignação de moradores e comerciantes. Por volta das 22h dessa quinta-feira (6/12), a Polícia Militar foi chamada para intervir no tumulto.

Quando os militares chegaram ao local, o clima estava tenso. Pessoas jogaram garrafas e outros objetos nos policiais, que responderam com balas de borracha e gás lacrimogêneo. O evento reuniu cerca de 1,5 mil pessoas. De acordo com a corporação, criminosos se misturam aos jovens para roubar e furtar, o que aumenta a probabilidade de confusão em função do alto consumo de bebidas alcoólicas.

A PMDF prendeu dois suspeitos, porém não revelou a identidade dos detidos. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa foi levada para o Instituto Hospital de Base (IHB), vítima de espancamento e facada nas costas. O adolescente de 17 anos sofreu vários golpes na cabeça e foi transportado consciente, estável e orientado. Outras duas vítimas não precisaram ser levadas ao hospital, já que os cortes foram superficiais.

Com a confusão na quadra, alguns comerciantes se assustaram com o comportamento dos festeiros e fecharam as portas dos estabelecimentos. A festa organizada pelos universitários ocorre tradicionalmente no início e no fim do semestre. A divulgação é feita pelas redes sociais e qualquer pessoa pode participar.

O tumulto é investigado pela 5ª Delegacia de Polícia (Área Central). Um homem de 21 anos foi preso em uma parada da 209 Norte com sete celulares. De acordo com a PM, os aparelhos teriam sido furtados na festa.

Moradores e comerciantes ficam indignados com os problemas causados pelos eventos. “Assim que fiquei sabendo da festa, fechei mais cedo. Prefiro ficar sem vender do que amargar um prejuízo por ter o meu estabelecimento destruído”, disse Francisco Arruda, 45, gerente de bar.

Festa de alunos da UnB acaba com três pessoas esfaqueadas e pancadaria

“Não tem como dormir, estacionar o carro… As pessoas fazem até sexo debaixo das árvores. É um inferno”, reclama Joana Medeiros, 36, moradora da 408 Norte.

Procurada pela reportagem, a Universidade de Brasília esclarece não ter qualquer relação com o evento. “A UnB lamenta os incidentes e se solidariza com as vítimas, moradores e comerciantes”, disse a instituição em nota.

Outros casos
Em agosto, um crime semelhante ocorreu na mesma quadra. Na ocasião, uma briga de bar terminou com um homem esfaqueado e o agressor ferido após ser golpeado com uma garrafa de vidro na cabeça.

A confusão teria sido motivada por uma desavença antiga entre os dois, conforme informou a Polícia Militar à época. Quando a equipe da PMDF localizou o autor das facadas, na 608 Norte, ele estava a ponto de ser linchado por pessoas que presenciaram o crime.

Durante a abordagem, o homem ainda tentou esfaquear um soldado da corporação, mas foi imobilizado e desarmado com técnicas de defesa pessoal.

Já em agosto de 2017, um jovem de 19 anos foi espancado após a festa Calourada, promovida no mesmo local. O Corpo de Bombeiros transportou a vítima para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Região perigosa
O lugar onde ocorreu o esfaqueamento nessa quinta (6) fica a poucos metros do prédio em que a servidora do Ministério da Cultura Maria Vanessa Esteves, 55, foi covardemente assassinada com uma facada nas costas na noite de 8 de agosto do ano passado.

À época, o Metrópoles mostrou que comerciantes estavam preocupados com a ação de bandidos na quadra. Eles agem a qualquer hora do dia, armados, ameaçam as vítimas, arrombam os cadeados das grades e entram pelo subsolo das lojas. A tática evita flagrantes de câmeras de segurança das ruas e não chama atenção da polícia e de populares.

Doze horas antes de Maria Vanessa ser morta à facada, o salão de beleza Luiz Cabeleireiro, na 407 Norte, foi alvo de criminosos. De acordo com o dono, Luiz Silva Gonzaga Filho, 49, por volta do meio-dia, dois homens entraram armados no estabelecimento. Os bandidos renderam o proprietário e duas funcionárias. A ação foi rápida.

Outro comerciante da 408 contou, em um grupo de WhatsApp, que foi alvo de uma tentativa de assalto um dia antes da morte de Maria Vanessa.

Fonte: Metrópoles - https://www.metropoles.com/distrito-federal/seguranca-df/festa-de-alunos-da-unb-acaba-com-tres-pessoas-esfaqueadas-e-pancadaria

Recomendado pelo Google: