header top bar

section content

Vai viajar nesse São João? Confira dicas para redobrar os cuidados no seu veículo e nas estradas

Uma das preocupações dos órgãos de trânsito, em relação ao período chuvoso, é com a aquaplanagem, que é quando o veículo perde a aderência dos pneus com o solo por causa das conhecidas

Por Diário do Sertão

19/06/2019 às 09h52

Fique alerta e faça sempre a revisão do seu veículo

O Batalhão de Policiamento de Trânsito orienta aos motoristas que pretendem viajar neste São João, que redobrem os cuidados por causa das chuvas. Policiais da unidade passam algumas dicas durante as blitzen que estão sendo realizadas nos dias que antecedem o feriadão e também pelos canais de interação social do BPTran.

O subcomandante do Batalhão, major Gérson Lima, adiantou que alguns cuidados devem ser redobrados. “Um deles é com a palheta do limpador do para-brisas, que deve ser observada, pois como passa muito tempo sem usar, acaba ressacando e é fundamental tê-la em bom estado neste período chuvoso, para minimizar os riscos de acidentes. Outro ponto de extrema importância é com os pneus, mas não só no fato de estarem lisos ou não, mas sim quanto à calibragem, que é o que garante a estabilidade do veículo. O sistema de iluminação também deve ser conferido, testando faróis e as lanternas de sinalização”, alertou.

PÓS-CHUVAS

Ainda segundo o oficial, a preocupação no período não é só com as chuvas, mas com o pós-chuvas. “Quando as chuvas estão caindo, os motoristas tendem a tomar mais cuidados até porque a visibilidade diminui, porém, ao estiar, muitos motoristas começam a ter atitudes que geram sérios riscos de acidentes, a exemplo de desenvolver uma velocidade maior, esquecendo que a pista está molhada, além dos pneus e do sistema de freios”, completou.

AQUAPLANAGEM

Uma das preocupações dos órgãos de trânsito, em relação ao período chuvoso, é com a aquaplanagem, que é quando o veículo perde a aderência dos pneus com o solo por causa das conhecidas “poças de água”. A orientação é evitar qualquer tipo de movimento brusco ao passar por estes pontos. O motorista não deve acionar o freio, nem mudar de direção, e nem acelerar ao passar por esses pontos, para minimizar o risco de perder o controle do carro e assim acabar se envolvendo em algum acidente.

Durante todo o feriado do São João o Batalhão de Policiamento de Trânsito realizará várias ações em pontos estratégicos, com objetivo de aumentar a prevenção dos acidentes no período. As ações de reforço começam nesta quarta-feira (19), e vão até a madrugada da próxima terça (25).

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

LEMBRANÇAS E ESPERANÇA

VÍDEO: Componentes de tradicional quadrilha junina do CE falam da saudade e do amor pelas festas juninas

CARA NOVA

VÍDEO: Programa Balanço Esportivo da TV Sul Cariri faz estreia de novo apresentador em tom de empolgação

ESPERANÇA

VÍDEO: Mãe e filhos que conviviam com ratos na Zona Sul de Cajazeiras ganham comida e móveis novos

DESAPARECIDO

VÍDEO: Indícios apontam que corpo encontrado em Cajazeiras pode ser de mototaxista do CE, diz delegado

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!