header top bar

section content

Força-tarefa é desencadeada para investigar irregularidades em contratações de duas prefeituras da PB

Ao todo, são 89 agentes públicos, sendo cinco promotores de Justiça do MPPB, cinco auditores da CGU, cinco auditores do TCE/PB, oito auditores da Sefaz e 66 policiais civis e militares na operação

Por Portal Diário com assessoria de comunicação do MPPB

23/02/2022 às 09h27

A Operação acontece na manhã desta quarta-feira (23) - (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco).

Uma força-tarefa composta por órgãos de controle e fiscalização desencadeou, na manhã desta quarta-feira (23/02), a ‘Operação Feira de Mangaio’, que apura irregularidades na contratação de grupo empresarial por diversos órgãos públicos. As investigações têm por objetivo apurar fraudes em procedimentos licitatórios, bem como desarticular o grupo que seria responsável pelas respectivas contratações.

O trabalho é realizado em parceria pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB), pela Controladoria-Geral da União (CGU), pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/PB), pela Secretaria da Fazenda do Estado da Paraíba (Sefaz), além das polícias Civil e Militar. Esse é o primeiro trabalho realizado pelo Observatório da Gestão Pública (OGP).

VEJA TAMBÉM

Operação policial prende suspeitos de roubo de cargas na Paraíba

A ação visa combater fraudes em processos de contratação, realizados por municípios paraibanos, tendo como objeto a contratação de empresa para o fornecimento de produtos e/ou prestação de serviços diversos, a exemplo do fornecimento de material esportivo, utensílios de cozinha, postes de concreto armado, até serviços de instalação de ar condicionados e de assessoria de comunicação e imprensa, grande parte durante a pandemia.

Impacto social
As irregularidades praticadas podem ter acarretado desvios de recursos em diversas áreas, a exemplo do desenvolvimento esportivo de estudantes das redes municipais de ensino e da prestação de serviços de saúde.

Diligências
A Operação Feira de Mangaio consiste no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão nas cidades paraibanas de João Pessoa e Cabedelo. O trabalho conta com a participação de 89 agentes públicos, sendo cinco promotores de Justiça do MPPB, cinco auditores da CGU, cinco auditores do TCE/PB, oito auditores da Sefaz e de 66 policiais civis e militares.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: