header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro civil explica situações em que imóveis financiados apresentam problemas estruturais

Segundo o profissional, "em tese, a construtora é responsável pelos cinco primeiros anos de uso"

Por Luiz Adriano

27/09/2022 às 17h24 • atualizado em 27/09/2022 às 17h40

Em sua participação no programa Diário News da TV Diário do Sertão, o engenheiro civil Fernando Figueiredo falou sobre o mercado de trabalho de construções de casas financiadas. Ele explicou o porquê esse tipo de imóvel apresenta tantos problemas.

Segundo Fernando, a cultura construtiva é uma das principais causas que geram problemas estruturais. Ele disse que os construtores erram por um lado em não acompanhar a técnica da engenharia, ou seja, alguns preferem construir com base nas construções de décadas atrás, não acompanhando a evolução dos materiais, das técnicas construtivas, e não aperfeiçoam o trabalho.

Por outro lado, ele falou que o comprador também peca quando não procura um profissional que se adeque às normas modernas.

Ele enfatizou que engenheiros, arquitetos, tecnólogos, corretores, técnicos em edificação e todos os profissionais envolvidos na área, precisam está atualizados com a evolução da construção civil.

O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO

O engenheiro deixou claro que em casos de problemas estruturais, é de responsabilidade da construtora resolver tais situações.

“A construtora em tese ela é responsável pelos cinco primeiros anos de uso, então ela tem que entregar imóveis novos. Ela tem que entregar o imóvel 100% de uso para o consumidor e tem que passar cinco anos sem que apareça nenhum dano”, explicou.

Ele acrescentou ainda que esse tempo de cinco anos pode ser aumentado dependendo da situação.

“Problemas estruturais vai até 20 anos, de colapso estrutural risco, pode ser até 50 anos, então varia um pouco, mas o código do consumidor estabelece que a construtora tem que entregar o imóvel em plenas condições e que esse imóvel fique assim pelo ao menos até cinco anos”, pontuou.

Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor do IFPB campus de Cajazeiras. Ele participa todas as segundas-feiras do programa Diário News da TV Diário do Sertão, com a coluna semanal ‘Diário de Obras’.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: