header top bar

section content

VÍDEO: Na Paraíba, polícia apura caso de plantios de tomate afetados por herbicida que gerou perda milionária

O empresário disse que cerca de 50 famílias serão prejudicadas com a paralisação das atividades no plantio e que o prejuízo é de cerca de R$ 2,5 milhões

Por Luiz Adriano

02/03/2023 às 19h52 • atualizado em 02/03/2023 às 19h54

O empresário Francisco de Assis Cardoso, da cidade de Cubati, no Seridó paraibano, o qual trabalha no ramo de plantação de tomate e cebola, fez uma denúncia na delegacia de Polícia Civil da cidade de Soledade e disse que seu campo de tomate, localizado no sítio Mão Esquerda, às margens de um açude, na zona rural de Cubati, foi totalmente prejudicado por alguém que maldosamente, colocou um tipo de herbicida dentro da água, e consequentemente após a irrigação, denegriu toda a plantação, bem como, todo o terreno que segundo o empresário, ficará impróprio para o plantio por cerca de 10 anos.

O fato, segundo ‘Pombinho do Tomate’, nome o qual é conhecido, se deu no último dia 17 de fevereiro. Ele disse que alguns trabalhadores perceberam uma movimentação estranha no açude um dia antes, e no dia seguinte já deu para perceber os sintomas nos tomates, começando então a murchar e os pés morrendo.

Ciente do fato, ele se dirigiu até a delegacia para prestar queixa. Conforme Pombinho, esta é a segunda vez que isso acontece em seus plantios, por isso ele tomou a postura de fazer a denúncia.

FAMÍLIAS PREJUDICADAS

O empresário disse que cerca de 50 famílias serão prejudicadas com a paralisação das atividades no plantio. Se fizer a somatória das duas vezes que esse tipo de delito aconteceu em suas plantações, Pombinho falou que se aproxima de 400 pais e mães de famílias afetados.

“A gente trabalha, se esforça, dar o melhor de tudo, para gerar emprego, para produzir, ai vem uma pessoa de má índole e faz um absurdo desse. Com essa mente suja dele, ele não só me atingiu, ele atingiu a todos que dependem disso aqui”, relatou o empresário.

Segundo o empresário, nas duas vezes que o delito aconteceu, ao todo, foram 245 mil pés de tomates totalmente prejudicados – foto: print de tela

PREJUÍZO

O prejuízo financeiro segundo Pombinho do Tomate, levando em consideração as duas vezes que o fato aconteceu, chega aproximadamente a R$ 2,5 milhões. No primeiro plantio, ele disse que a área continha 200 mil pés de tomate e no caso recente 45 mil.

O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Centenas de famílias foram prejudicadas com o prejuízo do empresário – foto: print de tela

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: