header top bar

section content

VÍDEO: Delegado diz que DJ preso na Paraíba usava dois perfis falsos no Instagram para disseminar fake news

O suspeito tem 19 anos de idade e foi preso nesta terça-feira (18). A polícia relatou que o investigado utilizava sua conta oficial para criticar as informações inverídicas postadas por ele mesmo nas páginas falsas, sobre ataques em escolas

Por Luiz Adriano

18/04/2023 às 16h58 • atualizado em 18/04/2023 às 17h09

O delegado da Polícia Civil, João Ricardo, da Delegacia de Crimes Cibernéticos (DECC), falou sobre a prisão de um DJ na cidade de Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, ocorrida na manhã desta terça-feira (18). O preso, um jovem de 19 anos de idade, é suspeito de disseminar notícias falsas sobre ataques em escolas do município.

De acordo com o delegado, foram cumpridos, um Mandado de Prisão Preventiva e outro de busca e apreensão na residência do indivíduo. Conforme o relato, o suspeito possuía dois perfis falsos no Instagram.

A Autoridade Policial disse que o investigado citava nominalmente de 9 a 10 escolas, todas de Santa Rita para fazer as ameaças. As postagens maldosas eram feitas nas contas falsas do Instagram e enquanto isso, em sua página oficial ele criticava as referidas postagens mentirosas e assim dissimulava dizendo que acreditava que a Polícia Civil iria conseguir descobrir a autoria das fake news.

À polícia, o suspeito relatou que jamais tinha intenção de fazer mal a ninguém e que tudo não passou de uma brincadeira. Ele disse que seu objetivo era ganhar mais seguidores no Instagram.

“Ele vai responder pelo crime do mesmo jeito”, disse o delegado que enfatizou o trabalho que vem sendo exercido pela Delegacia de Crime Cibernético. Segundo a Autoridade Policial, este já é o terceiro Mandado cumprido em poucos dias.

“Essas pessoas que estão praticando esse tipo de crime acreditam ainda que não serão investigadas, que não serão localizadas, mas está mudando. A Delegacia de Crime Cibernético está cumprindo o terceiro mandado da semana passada para cá só em relação a ameças a escolas, e temos muitos mais perfis que estão sendo investigados e pessoas que podem ser apreendidas, presas, celulares que serão apreendidos na continuação das investigações*”, falou o delegado.

Dr. João Ricardo – Delegado da Delegacia de Crimes Cibernéticos (DECC), na Paraíba – foto: print de tela

ENTENDA

A Polícia Civil da Paraíba e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB) prenderam, na manhã desta terça-feira (18), um DJ de 19 anos de idade, investigado por disseminar informações falsas de ataques contra escolas em Santa Rita, município da Região Metropolitana de João Pessoa.

OPERAÇÃO GUARDIÃO

A ação conjunta integra a Operação Guardião, deflagrada na semana passada com o cumprimento de mandados judiciais, que tem o objetivo de coibir ações de pessoas e grupos que estejam propagando boatos sobre ataques a escolas. O objetivo da operação é garantir a segurança da população, em especial dos estudantes e profissionais frequentadores das instituições de ensino.

NÃO COMPARTILHEM!

O Ministério Público da Paraíba, por meio do Núcleo de Gestão do Conhecimento – NGC, integrado pelo Gaeco, e a Polícia Civil reiteram o compromisso com a sociedade de combater a criminalidade e garantir a paz e a tranquilidade da população. Junto a outras instituições, como as polícias Federal e Militar, alertam aos cidadãos que não produzam, nem compartilhem imagens e informações sobre violência contra as escolas e possíveis agressores, pois podem estimular novos casos, prejudicar investigações e gerar pânico social.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: