header top bar

section content

Criminosos usam Inteligência Artificial para aplicar “golpe da voz” e enganar vítimas; veja como se proteger

Um novo golpe para extorquir dinheiro usa AI para manipular a voz por meio de programas que imitam respiração, pausas e tom de fala, gerando frases que são enviadas por áudio ou ligação

Por Portal Diário

20/05/2023 às 11h35 • atualizado em 20/05/2023 às 11h48

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Bandidos usam Inteligência Artificial para golpes (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Inteligência Artificial (AI, sigla em inglês para Artificial Intelligence) é um dos assuntos do momento em todo o planeta. A tecnologia que é enaltecida por uns e temida por outros – e que há pouco tempo parecia apenas coisa de filme de ficção científica – agora faz parte do nosso cotidiano e já está na palma da nossa mão. Sim, afinal existe muita Inteligência Artificial nos aparelhos celulares. E é aí que entram os riscos, pois ela não está sendo utilizada apenas para tornar algumas atividades mais práticas. Os criminosos também começam a fazer da AI uma ferramenta para aplicar diversos golpes, cada vez mais engenhosos e fáceis da vítima cair.

Novo golpe para extorquir dinheiro usa Inteligência Artificial para manipular a voz por meio de programas que imitam respiração, pausas e tom de fala, gerando frases que são enviadas por áudio ou ligação para pessoas que possam reconhecer os sons, como amigos e familiares.

Especialistas explicam que softwares alimentados por inteligência artificial conseguem imitar vozes e reproduzi-las de maneira fiel, usando poucos minutos de áudios reais. Pessoas que publicam vídeos na internet são os principais alvos dos golpistas.

Após a ferramenta assimilar a voz original, tudo que o golpista precisa fazer é escrever uma frase pedindo dinheiro, se passando por algum parente ou amigo. Então, o programa se encarrega de gerar a voz artificial que pode enganar as vítimas.

Como se proteger?

Entre as formas de se proteger do golpe, especialistas indicam a criação de uma palavra-chave entre amigos mais chegados e familiares para ser usada sempre que o assunto envolver finanças.

Outra opção é realizar uma videochamada antes de efetuar qualquer tipo de transação. No entanto, este método pode ficar obsoleto, pois a Inteligência Artificial também já é capaz de manipular imagens e reproduzir os rostos das pessoas..

O que fazer se cair no golpe

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta que o cliente notifique imediatamente seu banco. Assim, medidas adicionais de segurança serão adotadas, como bloqueio do aplicativo e da senha de acesso, e o banco também tentará recuperar o dinheiro. Além disso, a vítima deve registrar um boletim de ocorrência por estelionato.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: