header top bar

section content

VÍDEO: Entenda a manobra utilizada por policial militar para salvar colega que se engasgou com pastel no RN

Policial do Rio Grande do Norte passou por um momento de pânico ao se engasgar com um pedaço de pastel de forno em um supermercado

Por Jocivan Pinheiro

09/09/2023 às 16h34 • atualizado em 09/09/2023 às 16h48

Um policial militar da cidade de Lagoa D’Anta, no interior do Rio Grande do Norte, passou por um momento de pânico ao se engasgar com um pedaço de pastel de forno em um supermercado, na manhã de quinta-feira (7). Para sua sorte, o parceiro de serviço fez a manobra de desobstrução conhecida como Manobra de Heimlich.

O sargento Eloíso de Oliveira, de 42 anos, e o soldado David Querino Xavier, de 29 anos, estavam de serviço e fizeram um intervalo para tomar café da manhã.

Imagens de câmera de segurança mostram que o sargento abaixa a cabeça tentando cuspir o alimento, mas não consegue. Depois ele fica desesperado e faz gestos para avisar ao colega que está engasgado.

O soldado David percebe o pânico do colega e o ajuda a tirar o colete. Em seguida, abraça o sargento por trás e realiza a Manobra de Heimlich para a vítima cuspir o pedaço de pastel. Os segundos de desespero do policial foram assistidos por duas atendentes do supermercado.

Nas redes sociais, sargento Eloíso agradece ao parceiro de serviço por ter, provavelmente, salvado sua vida. “Deixo aqui este registro, por testemunho e por entender que pode ajudar mais alguém, além da gratidão ao excelente profissional que foi e tem demonstrado ser no nosso cotidiano, SD Xavier”, escreveu o policial.

Manobra de Heimlich (Crédito: Reprodução/Governo do Paraná)

Manobras de desengasgo

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado” durante a deglutição. É considerado uma emergência, e em casos graves pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

Em bebês – Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

Em crianças e adultos – Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Atenção – Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: