header top bar

section content

VÍDEO: Pastor acusado de estelionato na Paraíba diz que não fugiu e se defende: “Não sou ladrão”

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o religioso diz que ficou sabendo da ordem de prisão através de seu advogado e se disse decepcionado por saber que sua esposa também estaria sob mandado de prisão

Por Luiz Adriano

02/10/2023 às 17h45 • atualizado em 02/10/2023 às 17h49

O Portal Diário teve acesso a um vídeo do pastor Péricles Cardoso de Melo, acusado de estelionato contra fiéis de uma igreja evangélica do bairro de Mangabeira, na zona sul de João Pessoa.

Na postagem, o religioso diz que ficou sabendo da ordem de prisão através de seu advogado e se disse decepcionado por saber que sua esposa, que também aparece no vídeo, estaria sob mandado de prisão, assim como ele. “Vânia nunca pediu nada a ninguém, nunca foi na casa de nenhum irmão pedir cartão, nunca pediu nada a nenhum dos irmãos, e como é que algumas pessoas fizeram isso com ela?”, disse o pastor.

Em sua fala o pastor ressalta serviços prestados na igreja durante sua gestão, mas confirma que pegou cartões de fiéis emprestado.

“Eu fiz algumas coisas na igreja, reformas, trabalhos, salas, auditórios, sala de música, compramos som e alguns irmãos emprestaram cartões. Há mais de um ano que eu venho comprando e pagando nas datas certas e até antes, e foram apertando um pouco no mês de junho e eu fui pedir ajuda ao meu superior para pagar os cartões, e quando chegou aquele momento, a pessoa que deveria ajudar disse a mim que eu trouxesse as pessoas e visse a maneira de fazer”, explicou.

Ele disse que seu nome foi difamado e refere-se a alguém que teria dito a ele para deixar sujar os nomes dos irmãos da igreja que depois parcelaria a dívida e ganharia descontos, e essa mesma pessoa teria prestado queixa na delegacia.

“Essa pessoa que foi prestar queixa lá na delegacia, você sabe quem é você e que você disse que eu não me preocupasse, e que eu poderia deixar sujar os nomes dos irmãos da igreja que você parcelaria e ganhava descontos, eu disse: eu não posso fazer isso porque sou pastor de lá, e eu não quero escândalo com isso, eu evitei o máximo a fazer isso”, relatou Péricles.

“Eu não fugi e não sou ladrão, estou bem perto. Está tudo com meu advogado, ele vai abrir uma ação contra você que deu entrada na delegacia contra mim e contra minha esposa. A verdade vai ser dita, então eu vou dizer tudo, quem pegou juros, quem me subornou, quem ficou fazendo pressão psicológica em mim”, finalizou.

O pastor Péricles está sendo considerado foragido da justiça, visto que há um mandado de prisão em seu desfavor – foto: reprodução/redes sociais

ENTENDA

Conforme as investigações, ao todo, são mais de 30 vítimas de golpes estimados em R$ 3 milhões. A Igreja Assembleia de Deus também foi vítima tendo um prejuízo de R$ 17 mil.

O fato ganhou repercussão em julho deste ano e o pastor encontra-se foragido desde o último dia 22 de setembro, tendo em vista ter sido a data que foi decretada sua prisão e de sua esposa, visto que, segundo a Polícia Civil, os valores eram direcionados para uma conta no nome dela.

DEFESA

À TV Cabo Branco, o advogado de defesa do acusado e de sua esposa, relatou que seu cliente pretendia se entregar até a última semana, após realizar um tratamento de saúde, porém após decretado o mandado de prisão, ele ficou abalado emocionalmente.

Conforme o jurista, é possível que ele se entregue à justiça o quanto antes, o que dependerá de seu estado emocional.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: