header top bar

section content

VÍDEO: Aplicativo “Maria da Penha Virtual” facilita denúncias e medidas protetivas para mulheres na Paraíba

O aplicativo foi lançado durante da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça com Tribunal de Justiça da Paraíba

Por Portal Diário com TJPB

22/11/2023 às 16h40 • atualizado em 22/11/2023 às 16h43

Unidades judiciárias com competência processual relacionada à violência doméstica e familiar contra a mulher seguem participando da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, evento iniciado na segunda-feira (20) que termina na sexta-feira. Na Comarca de João Pessoa a abertura oficial foi marcada com o lançamento do aplicativo “Maria da Penha Virtual”. Mais de 700 audiências foram agendadas para o período, além de júris envolvendo casos de feminicídio.

A Semana da Justiça pela Paz em Casa, prevista na Política Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica no âmbito do Judiciário, é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que atua desde a primeira edição, em 2015.

O objetivo é ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha, concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero, além de promover ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.

O presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, destacou a união dos promotores e defensores públicos aos magistrados na execução do mutirão. “É de significação ímpar, exatamente para dar esse recado à população de que nós estamos atentos e julgando os processos. É muito importante a participação do Ministério Público e da Defensoria, que, juntos com o Judiciário, exercem funções essenciais à entrega da prestação jurisdicional.”

O Justiça pela Paz em Casa conta com três edições de esforços concentrados por ano. As semanas ocorrem em março (marcando o Dia das Mulheres), em agosto (por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha) e em novembro, por ser o dia 25 estabelecido pela ONU como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.

Maria da Penha (Foto: Divulgação)

Aplicativo Maria da Penha Virtual

O “Maria da Penha Virtual” é uma página que se comporta como um aplicativo que pode ser acessado de qualquer dispositivo eletrônico, por meio de um link, portanto não precisa ser baixado, não ocupa espaço na memória do aparelho e mantém a segurança da vítima de violência.

Uma vez no aplicativo’, a vítima preenche um formulário com seus dados pessoais, dados do agressor e sobre a agressão sofrida, podendo anexar foto e áudio como meio de prova e, de acordo com o caso, escolhe a(s) medida(s) protetiva(s) nos termos da Lei Maria da Penha.

Ao final, é gerado automaticamente em formato PDF uma petição de pedido de medida protetiva de urgência, que é distribuída automaticamente para o Juizado competente, sendo passíveis de serem consultadas imediatamente pelas vítimas de violência doméstica.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: