header top bar

section content

VÍDEO: Após assassinato de advogada, João de Deus cobra mais segurança e lamenta comentários nas redes

Brenda dos Santos Oliveira, de 26 anos, e o cliente dela, um homem de 25 anos investigado por homicídio, foram mortos a cerca de 600 metros da delegacia de Santo Antônio (RN), logo após sairem do local de carro

Por Luis Fernando Mifô

31/01/2024 às 16h30 • atualizado em 31/01/2024 às 16h39

O advogado paraibano João de Deus Quirino Filho, coordenador de Interiorização da OAB Nacional, está consternado e também preocupado com a segurança dos profissionais da advocacia após o assassinato da advogada Brenda dos Santos Oliveira, de 26 anos, ao sair da delegacia de Santo Antônio, no Rio Grande do Norte.

Brenda e o cliente dela, um homem de 25 anos que era investigado pela Polícia Civil por homicídio, foram mortos na tarde dessa terça-feira (30), no Centro de Santo Antônio, a cerca de 600 metros da delegacia, logo após saírem do local de carro. Os dois foram atingidos por diversos tiros e, em seguida, o carro colidiu com um ônibus.

“Esse assassinato não tinge apenas Brenda, sua família e os familiares do cidadão que foi assassinado. Mas atinge toda a advocacia, atinge o Estado democrático de direito e atinge uma profissão que é essencial, imprescindível e importante para o Brasil. Todo cidadão pode, um dia, precisar do advogado, e o advogado precisa ter segurança e condições de defender bem”, diz João de Deus.

Segundo a Polícia Civil, o cliente de Brenda era investigado como um dos suspeitos do assassinato do vaqueiro João Victor Bento da Costa, de 19 anos, durante uma vaquejada no último domingo (28). Mas ele acabou liberado por não existir mandado de prisão e nem flagrante vigente.

Brenda dos Santos Oliveira (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A repercussão do caso também gerou comentários contra a advogada nas redes sociais. João de Deus lamentou que um fato tão trágico esteja sendo usado para disseminar discursos de violência, ódio, misoginia e banalização da vida humana.

“Embora defendemos um cidadão que, eventualmente, tenha transgredido a lei, nós não somos criminosos, nem compactuamos com o crime, nem vibramos com o crime. Estamos lá, na verdade, como um grande instrumento de defesa e apenas isso, sendo a voz de quem está sendo processado”, argumenta João de Deus.

“O mais irônico é que os próprios assassinos de Brenda vão precisar de advogado. A advocacia é tão essencial para o Brasil, para a sociedade, para o cidadão, que até mesmo os que assassinaram a advogada na tarde de ontem, vão precisar, na sua defesa, de um advogado ou de mais de um advogado em socorro da sua tese”, acrescenta.

Crime aconteceu a 600 metros da delegacia de Santo Antônio (Foto: Vanessa Camilo/Inter TV Cabugi)

Preocupação com a segurança

João de Deus Quirino Filho disse que a partir dessa tragédia, a OAB deve cobrar uma resposta do Estado e discutir a adoção de protocolos de segurança e garantia da integridade física e profissional dos advogados no exercídio da profissão.

“Certamente a OAB Nacional vai intervir, primeiro para exigir do Estado uma resposta de encontrar quem são esses assassinos e para ter a punição devida conforme a lei. Mas, também, para daqui pra frente os colegas advogados e advogadas que forem à delegacia e outros estabelecimentos forenses, terem um procedimento de segurança.”

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: