header top bar

section content

Deputado Efraim Filho comemora facilidade na compra do milho para pequenos produtores rurais

A medida trará benefícios ao pequeno trabalhador rural, especialmente após a quebra de safra do milho nos anos de 2020/2021

Por Portal Diário com Assessoria

20/08/2021 às 20h00 • atualizado em 20/08/2021 às 20h57

(Imagem ilustrativa).

O deputado federal Efraim Filho (DEM-PB) comemorou a edição pelo presidente Jair Bolsonaro à Medida Provisória (MP) 1.064/2021, realizada durante essa semana, em que os pequenos criadores de animais de todo o país poderão contar com um aporte de até 200 mil toneladas de milho, onde a compra será realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que irá propor o limite máximo de compra por criador e o preço de venda por estado ou região, e o cereal será disponibilizado aos produtores através do Programa de Venda em Balcão (ProVB), criado pelo Governo Federal.

“A Paraíba só tem a ganhar com essa notícia! O milho é um alimento concentrado de alta energia e pode ser fornecido aos bovinos para reduzir as perdas de peso pela falta de pastagens, além de ser um alimento riquíssimo em nutrientes e um insumo básico para o agronegócio, influenciando diretamente na produção de aves, suínos e leite. Os agricultores paraibanos só tem a agradecer”, comemorou Efraim.

VEJA TAMBÉM

Efraim Filho se reúne com Reitora da UEPB para tratar de investimentos em prol da instituição

Deputado federal – Efraim Filho (DEM-PB).

Quem também ressaltou a importância da ação do Governo Federal em prol do pequeno agricultor, foi a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina: “”É o milho tão esperado pelos pequenos produtores, principalmente do Nordeste. É o pequeno criador, consumidor de milho, que finalmente terá acesso a diversos sacos do grão que antes não podia comprar do grande produtor”, destacou.

A medida trará benefícios ao pequeno trabalhador rural, especialmente após a quebra de safra do milho nos anos de 2020/2021. A compra será feita por meio de leilões públicos e as diretrizes das operações serão divulgadas em editais. “O milho a ser adquirido fortalecerá o desenvolvimento de um dos mais representativos segmentos da economia nacional, contribuindo para a manutenção do pequeno criador na sua atividade”, ressaltou o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro.

PRODUÇÃO

A produção total deve chegar a 86,7 milhões de toneladas, sendo 24,9 milhões na primeira safra, 60,3 milhões na segunda e 1,4 milhão na terceira. Apenas para a segunda safra do cereal, a queda na produtividade estimada é de 25,7%, uma previsão de 4.065 quilos por hectare.

Programa de Vendas em Balcão 

O ProVB tem como objetivo promover o acesso do pequeno criador de animais ao estoque público de milho. Serão beneficiários do programa os pequenos criadores de animais, inclusive os aquicultores, caracterizados de acordo com a política nacional de agricultura familiar.

Para ter acesso ao Programa, o interessado deverá ter Declaração de Aptidão do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ativa, estar cadastrado no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e demais Agentes (Sican), da Conab, além de estar em situação regular junto ao Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes (Sircoi), também da Conab.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: