header top bar

section content

VÍDEO: Jornalista fala da expectativa para posse de Lula e dá detalhes do forte esquema de segurança no DF

O profissional da imprensa relatou que a preocupação dos organizadores é em virtude dos últimos acontecimentos em Brasília, no tocante aos atos de vandalismos registrados

Por Luiz Adriano

29/12/2022 às 12h34 • atualizado em 29/12/2022 às 12h42

O jornalista cajazeirense Umberto Pinheiro participou de forma online do programa Diário News da TV Diário do Sertão, e falou sobre a expectativa para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que será realizada no próximo domingo, 1º de janeiro.

Segundo o profissional da imprensa, os preparativos no Congresso Nacional como montagem de palcos, treinamentos para a realização da cerimônia […] tudo está cercado de muita expectativa. Ele enfatizou que o fator Segurança, tem sido tratado com maior ênfase por parte dos organizadores, em virtude dos últimos acontecimentos em Brasília no tocante aos atos de vandalismos registrados.

Conforme Humberto, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que iria apresentar um requerimento ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, pedindo que seja proibido porte de armas em Brasília até a próxima segunda-feira, 2 de janeiro.

O jornalista explicou também que desde a última terça (27), as pessoas estão proibidas de adentrarem no Congresso, apenas os servidores e parlamentares estão tendo acesso e mesmo assim antes de entrar passam pelo portal de segurança, onde são submetidos a um detector de metal.

PREPARAÇÃO

A cerimônia está marcada para acontecer a partir das 15h do próximo domingo (1º) e a expectativa é de uma grande multidão para a posse do terceiro mandato do petista.

“Tudo está sendo organizado pelo cerimonial do Congresso Nacional. Já teve o primeiro treinamento organizando como será todo trajeto da Catedral até aqui dentro do Congresso Nacional e depois até o Palácio do Planalto onde ele deve falar para as pessoas que ali estão”, relatou o profissional da imprensa.

JANJA

De acordo Humberto, há indícios na imprensa do Distrito Federal de que a futura primeira dama, Janja Silva, subirá a rampa acompanhado o presidente Lula e levará consigo o cachorro de estimação da família. Ainda no tocante à primeira dama, também há rumores de que a pedido de Janja, o tradicional tiro de canhão poderá não acontecer no próximo domingo (1º). “Tudo isto está sendo divulgado pela imprensa”, disse o jornalista.

FAIXA PRESIDENCIAL

Outro momento importante da cerimônia de posse que ainda não está definido de como irá acontecer, é a tradicional entrega da faixa. Humberto Pinheiro explicou que ainda não há certeza de que Bolsonaro irá passar a faixa para Lula. Indícios apontam que o atual governo irá viajar para os Estados Unidos, mas nada há de certeza em tais informações. Caso o atual presidente não realize o ato, poderá ser feito pelo vice-presidente Hamilton Mourão, ou uma terceira opção será efetuada.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: