header top bar

section content

VÍDEO: Vereador do RS é acusado de xenofobia contra baianos: “A única cultura é viver na praia tocando tambor”

O parlamentar criticou os nordestinos do estado da Bahia durante discurso na Câmara Municipal de Caxias do Sul. Após sua fala, o vídeo ganhou repercussão nacional

Por Luiz Adriano

02/03/2023 às 18h48 • atualizado em 02/03/2023 às 18h54

O vereador da cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, Sandro Fantinel (sem partido), praticou xenofobia contra os baianos durante discurso na Câmara Municipal do município gaúcho na última terça-feira (28).

O parlamentar se referiu aos trabalhadores nordestinos em sua maioria da Bahia que denunciaram uma empresa gaúcha de escravidão. Sandro Fantinel aconselhou os produtores rurais a procurarem trabalhadores da Argentina e que rejeitassem funcionários baianos.

“Vou dar um conselho para vocês: não contratem mais aquela gente lá de cima. Conversem comigo, vamos criar uma linha e vamos contratar os argentinos, porque todos os agricultores que têm argentinos trabalhando, hoje só batem palmas. São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantém a casa limpa e no dia de ir embora ainda agradecem ao patrão pelo serviço prestado e pelo dinheiro que receberam. Em nenhum lugar do estado, na agricultura, teve um problema com um argentino ou com um grupo de argentinos”, disse o vereador que acrescentou sua fala maltratando o povo da Bahia.

“Agora com os baianos que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor, era normal que se fosse ter esse tipo de problema. Que isso sirva de lição, deixe de lado aquele povo que é acostumado com carnaval e festa, para vocês não se incomodarem novamente”, criticou.

Sandro Fantinel, vereador de Caxias do Sul/RS – foto: TV Câmara Caxias/Reprodução

REPERCUSSÃO

Após a fala do vereador o vídeo com sua postura xenofóbica ganhou repercussão nacionalmente. O partido o qual ele fazia parte, o Patriota, expulsou o parlamentar um dia após o acontecido e condenou a atitude do político.

Várias autoridades no meio político, inclusive os governadores tanto do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, quanto o gestor da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se manifestaram em suas redes sociais e lamentaram a posição do vereador.

TRABALHO ESCRAVO

De acordo com o site de notícias G1/RS, no último dia 22, três trabalhadores fugiram de um alojamento e denunciaram à polícia que estavam sendo mantidos presos no local. “Uma operação realizada no mesmo dia resgatou mais de 200 pessoas que eram submetidas a trabalho análogo à escravidão durante a colheita da uva”, diz o site.

Ainda conforme as informações sobre o caso, parte dos trabalhadores já retornaram para a Bahia.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: