header top bar

section content

VÍDEO: Advogado avalia 100 dias de Lula e diz que petista recebeu um país dividido, brigado e antidemocrático

O jurista elogiou as viagens internacionais, as medidas tomadas na saúde e na cultura, e ressaltou que criar uma base no Congresso é um desafio para o presidente

Por Luiz Adriano

14/04/2023 às 20h06 • atualizado em 14/04/2023 às 20h14

O advogado sousense Dr. João Hélio conversou com a reportagem da TV Diário do Sertão e fez uma análise dos 100 dias do Governo Lula. Segundo o jurista, as maiores dificuldades do presidente é conseguir alinhar apoio no Congresso e assim poder colocar em prática seus projetos, e segundo ele, a situação em que o país se encontrava como consequência da gestão anterior, é uma outra causa que impede o avanço na administração atual. “Tem que parar para pensar como estava a casa”, disse.

ANTECESSOR

Ele falou que não é justo comparar os 100 primeiros dias de Bolsonaro com o mesmo período de Lula, devido à maneira como o Brasil foi entregue a ambos.

De acordo com o advogado, o Governo de Temer, que antecedeu Bolsonaro, possui “as maiores iniciativas” do país e entregou a nação para seu sucessor com uma natureza democrática, já no caso de 1º de janeiro deste ano “Lula recebeu um país dividido, um país brigado, um país que não se encontra, um país antidemocrático”, argumentou o jurista.

“Nós aguardamos que o Governo Lula possa restabelecer a democracia do nosso país”, pontuou.

FATORES QUE ATRASARAM O GOVERNO

Ele ressaltou que os atos antidemocráticos de 8 de janeiro atrasou em cerca de 1 mês os avanços do governo. Outro ponto citado foi o caso dos Yanomamis, que conforme o jurista, também atrasou as demandas projetadas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordena reunião de balanço dos 100 dias de governo (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

CONGRESSO

Quanto às conjunturas políticas no Congresso Nacional, Dr. Hélio disse que a dificuldade de ter uma base é muito grande, visto que, há uma liderança forte do presidente da Câmara, Artur Lira, o qual tem um domínio amplo da situação, o que exige de Lula ter um bom diálogo.

“A Articulação com o Congresso é o que mais tem dolorido”, enfatizou o advogado que usou como exemplo a ida do ministro da Justiça à plenária da Câmara Federal durante esta semana. Ele lembrou que o líder do judiciário disse que ‘lá é um ambiente inadequado para um cidadão democrático’.

“O governo nesses 100 dias é um governo que ainda tem que encontrar uma acomodação dentro do Congresso para que possa seus projetos, seus planos poder sair do papel e chegar ao povo. Até então, o Governo Lula para mim tem sido não aquilo que eu esperava, mas ele ainda está patinando na dificuldade que encontrou, e essa dificuldade vai permanecer por muito tempo, porque é muito difícil o diálogo no Congresso Nacional”, destacou o advogado.

VIAGENS INTERNACIONAIS

Outro ponto destacado pelo jurista é em relação às viagens internacionais feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dr. Hélio entende que os encontros com chefes de estados de outras nações tem trazido beneficios para o Brasil e um deles, seria a quebra da má imagem que o governo anterior teria deixado.

“O nosso país hoje é melhor visto. Não é apenas um qualquer lá fora, ele participa diretamente das ações da globalização mundial, então isso ele vai muito bem, essa imagem externa do país, mas quanto à situação local, o país, eu entendo que ele ainda falta muito, tem muita coisa que ele vai ter que trabalhar para consegui fazer o que ele determinou em campanha”, pontuou.

MEDIDAS TOMADAS

Dr. Hélio citou também como positivo, as medidas tomadas pelo presidente. Bolsa Família, Ministério da Cultura, fatores da saúde como: o Mais Médicos e tantos outros. “Tudo isso é bom para o nosso país”, acrescentou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: