header top bar

section content

VÍDEO: Girão defende CPMI e diz que parlamentares receberam propostas para desistirem das investigações

O senador cearense disse que a Comissão buscará respostas claras para que o povo brasileiro veja todas as versões

Por Luiz Adriano

25/04/2023 às 10h29 • atualizado em 25/04/2023 às 18h55

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) disse em entrevista à TV e Rede Diário do Sertão, Portal MaisPB e Blog do Levi, em Brasília-DF, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu apoiar a realização da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), após o vazamento das imagens que mostra o ex-ministro, general Gonçalves Dias, “ciceroneando aos invasores”.

Girão acrescentou que parlamentares disseram que estavam recebendo propostas “de dezenas de milhões de reais”, além de cargos oferecidos, para tirarem suas assinaturas referente à aprovação da CPMI. “Mas de uma hora para outra, da noite para o dia o Governo Federal resolve apoiar após o vazamento das imagens”, disse.

Eduardo Girão – senador da república – foto: Diário do Sertão

QUER EXPLICAÇÕES

Ele explicou que acha estranho ver a facilidade que os invasores tiveram ao entrar nas dependências do Planalto. Ele afirmou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) informou ao Governo Federal que o objetivo dos atos do dia 8 de janeiro era destruir o Congresso.

“Por que o Governo Lula não agiu com a Força de Segurança Nacional? Por que o Governo Lula não agiu efetivamente com a Guarda Presidencial que foi desmobilizada horas antes do ataque?”, questionou o senador ao reforçar que tais dúvidas serão esclarecidas na CPMI, caso seja aprovada.

FLÁVIO DINO

Questionado pelo repórter da TV Diário do Sertão, José Dias Neto, sobre as críticas do ministro da Justiça Flávio Dino em relação aos opositores do Governo Lula, Eduardo Girão disse que ele tem que explicar com detalhes aos brasileiros sobre a suposta omissão do Governo Federal.

“O que ele tem que explicar para a população brasileira é o porquê que a Guarda Presidencial e a Força de Segurança Nacional foi desmobilizada enquanto era para estar com o efetivo máximo aqui”, falou o parlamentar.

Entrevista com o senador Eduardo Girão em Brasília – foto: Diário do Sertão

CONTROVÉRSIAS

O senador disse ainda que o general e ex-ministro Gonçalves Dias, teria dito que o ministro da Justiça não lhe passou nada sobre a informação passada pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) em relação aos ataques. Ele disse que a ABIN teria comunicado para Flávio Dino e para 48 órgãos. “E não informaram para o general do Lula?. É muito estranho, as coisas não batem”, questionou.

RESPONSABILIZAÇÃO

Por fim, o parlamentar nordestino ressaltou que independente de quem quer que seja, de Direita ou de Esquerda, o caso precisa ser apurado e os verdadeiros culpados devem ser responsabilizados.

“A gente tem que buscar a verdade do que aconteceu sem nenhum tipo de encobertar, blindar quem quer que seja, então a gente está num momento delicado da república que pode mudar a história da república, o que a gente não pode é fazer pré julgamentos, o que a gente tem que perceber é que os dados não estão batendo”, concluiu.

Entrevista com o senador Eduardo Girão em Brasília – foto: Diário do Sertão

BRASÍLIA EM DESTAQUE

Durante a semana, a TV e Rede Diário do Sertão, o portal MaisPB e o Blog do Levi realizam uma cobertura especial da semana agitada na capital federal, com a instalação da CPMI dos Atos de 8 de Janeiro.

Petson Santos, José Dias Neto, Levi Dantas e Wallison Bezerra entrevistam deputados e senadores paraibanos e repercutem com eles os principais fatos nacionais e traz os olhares da Paraíba sobre os assuntos na pauta principal do Congresso Nacional.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: