header top bar

section content

VÍDEO: Lula se reaproxima da Venezuela para ‘manter por perto seu devedor’, opina advogado

Com relação à MP da reestruturação dos ministérios que foi votada no Congresso, o advogado sousense endossou a mesma opinião, de que Lula está apenas fazendo o que tinha que fazer

Por Jocivan Pinheiro

02/06/2023 às 16h45 • atualizado em 02/06/2023 às 16h48

“Lula tem feito o dever de casa”, assim avalia o advogado Valdeci Filho, na coluna Direto ao Ponto, ao comentar sobre os recentes acontecimentos em Brasília, com destaque para a visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a votação no Congresso da MP dos Ministérios.

No primeiro caso, Valdeci Filho entende que o presidente está retomando as relações diplomáticas com a Venezuela para “se manter perto do seu devedor”, já que o país vizinho tem uma dívida bilionária com o Brasil.

“Se intrigar do devedor eu não vejo que seja um bom caminho. Aliás, um certo político tinha essa prática, de se intrigar para evitar contato para se pagar a conta”, diz o colunista.

Com relação à MP da reestruturação dos ministérios que foi votada no Congresso, Valdeci Filho endossou a mesma opinião, de que Lula está apenas fazendo o que tinha que fazer e procurando ser politicamente habilidoso para não sofrer retaliações mais sérias.

“O que a gente precisa entender é que nós temos um presidencialismo, porém há um parlamentarismo disfarçado. E quem não tem a maioria de aliados no Congresso, vive refém desses parlamentares que vivem praticamente extorquindo o Governo Federal. E dentro dessas alianças, eu tenho uma opinião própria: Lula faz o que tem que ser feito como político habilidoso. É engolir, é descer de goela adentro porque, ou faz isso ou os vários pedidos de impeachment que todos os presidentes têm são tirados da gaveta”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: