header top bar

section content

VÍDEO: “Preconceito inadmissível e um erro histórico”, diz Heron Cid ao criticar discurso de Romeu Zema

O jornalista destacou ainda que teme que o "discurso separatista" de Zema, de alguma forma seduza os dois lados da história, referindo-se ao fator político

Por Luiz Adriano

07/08/2023 às 20h46 • atualizado em 07/08/2023 às 20h55

Durante participação no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão desta segunda-feira (07), o jornalista Heron Cid que também é suplente de deputado federal pelo PSB, falou sobre as declarações feitas pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sobre o Nordeste, e lamentou a postura do gestor.

Segundo Heron, Zema “cometeu dois grandes pecados”, primeiro pelo preconceito em sua fala e depois em sua leitura política. O profissional da imprensa destacou também que o governador de Minas teria ainda cometido um erro histórico quando apontou o Nordeste como uma região que pouco produz.

“Ele tenta caracterizar Sul e Sudeste como o motor do país e o Nordeste como ‘A vaquinha que produz pouco'[…]. É um preconceito inadmissível e um erro histórico, porque desconsidera todo processo de construção do país. O Nordeste brasileiro teve grande contribuição ainda no Brasil Província com as usinas de açúcar, com produção de algodão, enfim, tínhamos capitanias muito prósperas, o problema é que a concentração de poder nas regiões de sul e sudeste foi desequilibrando essa participação até chegarmos onde chegamos, nesse instante, que é um Nordeste que de fato não tem a mesma capacidade de produção de Sul e Sudeste […]”, explicou Heron Cid.

O jornalista destacou ainda que teme que o “discurso separatista” de Zema, de alguma forma seduza os dois lados da história, referindo-se ao fator político. Ele acredita que o governador mineiro alimenta “um conteúdo de revanche político”, trazendo referência as eleições 2022 quando o presidente Lula teve uma votação significante no Nordeste.

“Não podemos aceitar essa postura […] e nem podemos estimular um Nordeste separado do Brasil […]. A grande característica do Brasil, o grande mérito talvez do Brasil em quinhentos e poucos anos foi ter a capacidade de um país de tantas diversidades […]. Não tem Nordeste contra Sul nem Sul contra Nordeste, é exatamente a união das características, dos potenciais de cada uma dessas regiões que faz o Brasil ser o que é, um grande país”, enfatizou Heron.

DISCURSO DE ZEMA

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, comparou o Nordeste com “vaquinhas que produzem pouco”, durante entrevista ao Estado de São Paulo e foi criticado pelo Consórcio de Governadores do Nordeste. Na sua fala ele também defendeu a criação de uma frente composta por estados do Sul e Sudeste contra o Nordeste.

Nas redes sociais, os internautas resgataram parte de um discurso feito pelo gestor no último mês de junho quando na ocasião também teria usado uma fala preconceituosa, no 8º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste. Veja abaixo:

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: