header top bar

section content

VÍDEO: STF dá sinais de que será impiedoso com golpistas do 8 de janeiro, e paraibanos podem ser condenados

A maioria no STF entende que os golpistas cometeram crimes de tentativa de golpe com uso de violência, tentativa de abolição de forma violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado

Por Jocivan Pinheiro

15/09/2023 às 16h48 • atualizado em 15/09/2023 às 16h56

O Supremo Tribunal Federal (STF) está dando sinais claros de que não vai aliviar a barra dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Três homens já foram condenados por cinco crimes e devem cumprir penas de 17 e 14 anos, além de multa de cerca de R$ 44 mil cada e uma indenização por danos de R$ 30 milhões, mas que será dividida por todos os condenados.

Maioria no STF entende que os golpistas cometeram crimes de tentativa de golpe com uso de violência, tentativa de abolição de forma violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio.

Há também um consenso entre a maioria dos ministros, de que a invasão e depredação do 8 de janeiro caracterizam crime multitudinário, ou seja, crime de multidão, praticado grupos de massa de manobra, onde todos sabiam que o objetivo era criar uma situação de caos para as Forças Armadas assumirem o poder.

Como essa tese dispensa a necessidade de individualização de condutas, os paraibanos presos e denunciados podem ser condenados às mesmas penas. Não temos a informação oficial, mas pode haver cerca de 20 paraibanos presos na Papuda e talvez existam outros nomes entre os mais de 1.200 denunciados.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: