header top bar

section content

VÍDEO: Quatro vereadores de Campina Grande terão seus mandatos cassados conforme decisão do TRE

A Justiça Eleitoral investiga a suposta prática de fraudes no registro de ´candidaturas laranja´ nas eleições de 2020, para composição da cota de gênero exigida pela legislação

Por Luiz Adriano

31/10/2023 às 17h33 • atualizado em 31/10/2023 às 17h38

Quatro vereadores da Câmara Municipal de Campina Grande terão seus mandatos cassados, conforme decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o qual formou maioria na noite desta segunda-feira (30) para jugar a causa.

A Justiça Eleitoral investiga a suposta prática de fraudes no registro de ´candidaturas laranja´ nas eleições de 2020, para composição da cota de gênero exigida pela legislação.

Os parlamentares que perderão seus cargos são: Dinho Papaléguas e Waldeny Santana, ambos do União Brasil; e Carol Gomes e Rui da Ceasa, eleitos pelo Pros.

O juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, relator do processo, além de votar pela cassação dos parlamentares do União Brasil, ele aprovou a aplicação da pena de inelegibilidade por oito anos ao vereador Waldeny Santana, visto que, ele era presidente do DEM á época, hoje União Brasil.

Diferenciando um pouco do juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, a juíza Maria Cristina Santiago, as desembargadoras Fátima Bezerra e Agamenildes Dias e os juízes Bruno Teixeira e José Ferreira Ramos Júnior, decidiram aplicar a cassação também aos vereadores do Pros, no entanto, concordaram também com o julgamento dos parlamentares do União Brasil.

O juiz Roberto Franca pediu vistas e prometeu apresentar a posição na próxima segunda-feira (06).

Caso seja confirmada as decisões, irá acontecer uma nova apuração dos votos, fato este que poderá acarretar em uma perda de quatro vereadores na bancada do prefeito Bruno Cunha Lima (PSD).

Os quatro vereadores que terão os mandatos cassados em Campina Grande

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: