header top bar

section content

VÍDEO: Câmara e Senado aprovam feriado nacional em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra

A data será chamada Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O projeto vai agora para sansão do presidente Lula

Por Luis Fernando Mifô

01/12/2023 às 16h36 • atualizado em 01/12/2023 às 16h48

O Senado aprovou nessa quinta-feira (30) e o projeto de lei que torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A data será chamada Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Atualmente, o dia já é considerado feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1,2 mil cidades. O projeto vai agora para sansão do presidente Lula (PT).

O Projeto de Lei (PL) 3.268/2021, de relatoria da deputada Reginete Bispo (PT-RS) e aprovado pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (29), teve origem no Projeto de Lei do Senado (PLS) 482/2017, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Reginete Bispo (PT-RS) afirmou que a bancada negra escolheu o feriado para iniciar seus esforços de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial pela criação de um feriado.

“Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o País considera mais relevante em sua história”, disse Reginete Bispo.

Nas redes sociais, o senador Randolfe Rodrigues celebrou a vitória. “Que o 20 de novembro seja lembrado no Brasil como uma data para celebrar a luta, a força e a resistência do povo negro que construiu e constrói nosso país.”

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: