header top bar

section content

VÍDEO: Disque 123, para denunciar violações de direitos humanos na Paraíba, passa a atender com novo número

Canal de denúncia visa atender pessoas em situação de risco, violência e violação de direitos. Ferramenta garante a interlocução com o sistema de Justiça e rede de proteção aos direitos humanos

Por Portal Diário com Secom-PB

08/12/2023 às 18h11 • atualizado em 08/12/2023 às 18h20

A Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, informa que o Disque 123 passa a atender com um novo número, o 155, a partir desta sexta-feira (8). A mudança de código foi realizada pela Anatel, que também fará, no período de 90 dias, a interceptação das chamadas com o suporte da empresa redirecionando para o novo número.

O Disque 123 é o canal de denúncia que visa atender pessoas em situação de risco, violência e violação de direitos. É uma ferramenta com abrangência em toda Paraíba, garantindo a interlocução com o sistema de Justiça e rede de proteção aos direitos humanos. O serviço encaminha, monitora e acompanha a apuração dos casos de violações de direitos.

Na Paraíba, somente no período de janeiro a setembro de 2023, o Disque 123 registrou 1.342 denúncias de 2.523 violações de direitos contra crianças, adolescentes, pessoa idosa, pessoa com deficiência, público LGBTQIAPN+, pessoa com restrição de liberdade, pessoa em situação de rua, tráfico de pessoas, trabalho escravo e violência contra as mulheres. Muitas vezes, a denúncia é feita de forma anônima.

A equipe é composta por assistente social, psicóloga, advogada e técnicos responsáveis pela operacionalização do sistema.

A coordenadora Raianne Maria reforçou que essa mudança não irá comprometer a execução do serviço. “A consolidação do Disque 123 traz a certeza que essa mudança será apenas de um código, no qual o serviço continua apto na prestação do serviço para as vítimas em suas diversas violações. Denuncie e Disque 155”, destacou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: