header top bar

section content

VÍDEO: Jornalista avalia os possíveis embates eleitorais em João Pessoa, Campina, Patos, Sousa e Cajazeiras

Gutemberg Cardoso projetou os mais diversos cenários da política paraibana que apontam para o pleito do próximo ano nas principais cidades

Por Luiz Adriano

12/12/2023 às 19h45 • atualizado em 12/12/2023 às 19h58

O analista político Gutemberg Cardoso falou ao vivo no Programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão nesta terça-feira (12). Durante o bate papo com o apresentado Petson Santos, o profissional da imprensa discorreu sobre o cenário das eleições 2024 na Capital João Pessoa e também nas cidades de Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.

JOÃO PESSOA

“Vamos ter uma disputa muito interessante”, disse Gutemberg em relação a João Pessoa. Ele falou que o atual prefeito da Capital, Cícero Lucena (PP), está bem nas pesquisas e já pontuou entre 29 a 36%, números que apontam para um segundo turno.

Em continuação à explicação, Gutemberg relatou que logo abaixo aparecem os três que possivelmente irão brigar por uma vaga no sonhado segundo turno, que são eles: Ruy Carneiro (Podemos), Nilvan Ferreira (PL) e o ex-prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PT).

“Esses três vão brigar para saber quem vai para o segundo turno com o prefeito Cícero”, disse.

Em seguida, Gutember citou o nome do ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga que também é do mesmo partido de Nilvan, o PL, no entanto, segundo o analista, ele acredita que Nilvan será candidato pelo União Brasil, do senador Efraim Filho.

“Eu não tenho dúvida, Queioga vai ficar com o PL, Nilvan vai para o União Brasil de Efraim, pode notar isso e me cobre depois”, assegurou.

Outra confusão que segundo Gutemberg já está definida, é a briga do Partido dos Trabalhadores, entre os deputados estaduais Luciano Cartaxo e Cida Ramos. “Não tenho dúvida também que Cartaxo será o candidato do PT, Cida já perdeu essa parada”, disse e reforçou: “Este é o panorama aqui da capital”.

CAJAZEIRAS

Já em Cajazeiras, Gutemberg Cardoso disse se tratar de um município onde estrategicamente o governador que marcar território, e por isso sua escolha em apoiar a pré-candidatura do deputado Chico Mendes (PSB) a prefeito da Terra do Padre Rolim, mesmo em meio a junção dos grupos do prefeito e do deputado Júnior Araújo que também é do PSB.

“Essa disputa promete! em Cajazeiras vai ser como em outras cidades como Bayeux, que o governador já escolheu sua candidata que é a esposa de Felipe Leitão. São dois municípios estratégicos que o governador está querendo marcar presença e quer o PSB vitorioso. Vai ser um embate bonito!”, disse.

Ele lembrou ainda que Chico Mendes vai buscar no grupo de Zé Aldemir “alguma discrepância”, isto é, analisar possíveis lideranças que venham a ficar insatisfeitas e a partir daí, surgir a escolha do vice.

“Vamos esperar o ano virar para ver como essa conjuntura fica. “Me parece que configura numa grande disputa. Cajazeiras novamente vai ter a máquina do estado contra a máquina do município”, falou.

SOUSA

Na Cidade Sorriso que aponta para a disputa entre o médico Dr. Gilberto Sarmento (União Brasil), o ‘Gilbertão’, e o advogado Hélder Carvalho que segundo bastidores, se filiará ao PSB, o analista político disse está gostando do que se apresenta para o pleito em Sousa devido aos nomes serem “caras novas”.

“Será a primeira vez que não terá um Gadelha disputando, os Gadelhas vão estar com Gilbertão pelo que se apregoa”, disse Gutemberg.

“Vai ter uma disputa bonita. É uma cria de Tyrone, o secretário que ele escolheu para ser seu candidato, e do outro lado o Gilbertão. São duas caras novas, pelo menos em Sousa vamos ter caras novas disputando a prefeitura, Gilbertão e o secretário de Tyrone. Já é uma renovação pelos dois candidatos que se apresentam, resta saber agora quem tem milho na mochila”, ressaltou o comunicador.

CAMPINA GRANDE

Em Campina Grande, segundo Gutemberg, é diferente das outras cidades da paraíba, visto que, geralmente os prefeitos que vão disputar as eleições estão bem, no entanto, o gestor campinense, Bruno Cunha Lima que está deixando o PSD da senadora Daniela Ribeiro e irá se filiar ao União Brasil no próximo domingo (17), tem enfrentado resultados negativos quando se refere a disputar a prefeitura com o ex-prefeito e atual deputado federal, Romero Rodrigues (Podemos).

Romero Rodrigues que indicou Bruno, segundo Gutemberg, ele consegue quase dobrar o número de apoios nas pesquisas últimas em relação ao atual prefeito. “Resta saber se Romero vai ter coragem de disputar contra a sua cria”, disse.

De acordo com a análise feita pelo analista político, caso Romero decida ser candidato, é possível que ele obtenha o apoio do governador João Azevêdo (PSB), mas caso contrário, o secretário de saúde estadual, Jhony Bezerra, será o nome das oposições.

PATOS

Quanto à Capital do Sertão da Paraíba, “Patos não tem nem disputa […]. Patos é vitória assegurada]”, destacou Gutemberg Cardoso assegurando que o atual prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) tem vitória garantida.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: