header top bar

section content

VÍDEO: João Azevêdo diz que Brasil viveu duas pandemias no governo Bolsonaro: de covid-19 e de gestão

O governador da Paraíba passou a presidência do Consórcio Nordeste para a governadora do Rio Grande do Norte e fez uma avaliação das atividades realizadas pelo colegiado nordestino desde a sua criação

Por Luis Fernando Mifô

31/01/2024 às 18h03 • atualizado em 31/01/2024 às 18h08

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), se despediu da presidência do Consórcio Nordeste, na manhã dessa quarta-feira (31), e passou o cargo oficialmente para a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). Durante a solenidade, realizada em Natal, Azevêdo fez uma avaliação das atividades realizadas pelo colegiado desde a sua criação, em 2019.

O Consórcio Nordeste nasceu praticamente no início da pandemia de Covid-19 e nunca teve boa relação institucional com o governo do ex-presidenter Jair Bolsonaro, por causa de rivalidades políticas e divergências nas formas de lidarem com o surto.

Enquanto os governadores nordestinos defendiam as medidas de isolamento – como fechamento de parte do comércio para evitar aglomerações – e a aquisição urgente de vacinas e respiradores, o então presidente banalizava o momento de calamidade.

No discurso de passagem do cargo de presidente do Consórcio, João Azevêdo criticou Bolsonaro afirmando que havia duas pandemias no Brasil: uma de covid-19 e uma de gestão.

“Eu não tenho dúvidas de que o Consórcio do Nordeste desempenhou, entre 2019 e 2022, um papel fundamental. Primeiro pelo enfrentamento à covid-19 que tivemos que fazer de forma correta, pela ciência. Agora, é importante entender que tínhamos duas pandemias: uma pandemia de covid-19 e uma pandemia de gestão. As relações institucionais entre o poder central e os governos dos estados. Nos encontramos num isolamento muito forte. O Consórcio se fortaleceu e deu a devida resposta”, disse o governador da Paraíba.


VEJA TAMBÉM: Após protestos contra aumento de 5% para servidores, governador diz que Estado ‘chegou ao limite’


PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: