header top bar

section content

VÍDEO: Em discurso na Avenida Paulista, Bolsonaro se defende e diz que minuta não comprova Golpe de Estado

“Golpe usando a Constituição?", questiona o ex-presidente ao usar argumentos que segundo ele, são lógicos e que lhes tira qualquer culpa

Por Luiz Adriano

26/02/2024 às 16h30 • atualizado em 26/02/2024 às 16h32

Durante ato na Avenida Paulista na tarde desse domingo (25), o ex-presidente Bolsonaro (PL) dicursou e agradeceu aos apoiadores por terem aceitado seu convite. O ex-gestor criticou temas polêmicos defendidos pela Esquerda, como: comunismo, socialismo, ideologia de gênero, liberação de drogas, aborto, entre outros.

Como foco principal da manifestação, Bolsonaro citou o fator “perseguição” e disse que nos 4 anos de sua gestão foi continuamente perseguido e que segundo ele, tais perseguições têm aumentado depois do mandato.


“Levo pancada desde antes das eleições de 2018. Passei 4 anos perseguido também enquanto presidente da república, e essa perseguição aumentou a sua força quando deixei a presidência da república […]. Sai do Brasil e essa perseguição não terminou, é joia, é a questão de importunação de baleia, é dinheiro que teria mandado para fora do Brasil. É tanta coisa que eles mesmo acabam trabalhando contra si”, disse Bolsonaro.


O ex-presidente falou sobre a investigação da Polícia Federal sobre uma suposta organização criminosa que ele teria atuado na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção de sua gestão.

Ele se defendeu e relatou que “golpe é tanque na rua, é arma, é conspiração, é trazer classes políticas para o seu lado, empresariais, é isso que é golpe, nada disso foi feito no Brasil”, falou.

Sobre a minuta de um decreto de um Estado de Defesa encontrada na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Bolsonaro questiona e diz que também não serve como prova.

“Golpe usando a Constituição? Tenham Santa Paciência! Golpe usando a Constituição?”, diz o ex-executivo nacional que continua seu discurso falando sobre o referido tema. (Veja a fala completa no vídeo que está no topo do texto).

FOTO: REDES SOCIAIS

ATO NA AVENIDA PAULISTA

O ato desse domingo (25) havia sido anunciado pelo ex-presidente em suas redes sociais, onde ele convidou os apoiadores para uma manifestação em sua defesa contra as investigações da Polícia Federal.

Os manifestantes começaram a chegar na Avenida Paulista já pela manhã e conforme o site de notícias G1, “por volta de 14h30, o ato ocupava três quarteirões e meio”. Ainda conforme matéria do referido portal, “a Polícia Militar mobilizou 2 mil homens para fazer a segurança”.

Além de Bolsonaro e sua esposa Michelle, participaram do ato, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o gestor de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), além dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). Também estiveram presentes, parlamentares que apoiam o ex-presidente e o pastor Silas Malafaia.

INVESTIGAÇÃO

O ex-presidente da república, Jair Messias Bolsonaro (PL), está sendo alvo de uma investigação sobre uma suposta organização criminosa que teria atuado na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder.

Além do suposto Golpe de Estado, o ex-gestor é acusado de ataques ao sistema eleitoral, de ter colocado em dúvida a credibilidade das urnas eletrônicas.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: