header top bar

section content

VÍDEO: Desembargadora de Bonito de Santa Fé é a nova presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba

Agamenilde Dias Arruda disse que irá exercer a presidência com coragem, ciente das responsabilidades do cargo e conduzindo os processos eleitorais de forma justa e transparente

Por Luis Fernando Mifô

12/03/2024 às 17h02 • atualizado em 12/03/2024 às 17h08

Nesta segunda-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou a eleição da sua nova mesa diretora para o biênio 2024/2026. A desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, natural de Bonito de Santa Fé, no Sertão do estado, foi eleita presidente. O vice passa a ser o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, que também ocupará a função de corregedor da Justiça Eleitoral. A cerimônia de posse ocorrerá no próximo dia 21.

Após a eleição, Agamenilde disse à imprensa que irá exercer a presidência do TRE-PB com coragem, ciente das responsabilidades do cargo e conduzindo os processos eleitorais de forma justa e transparente. “É um desafio, mas não estamos sozinhos. Contamos com o apoio de todos os membros da corte eleitoral”, frisou a magistrada eleita.

A sessão que definiu os novos dirigentes contou com a presença de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, magistrados, servidores e familiares dos empossados.

Tragetória

Nascida em Bonito de Santa Fé, a sertaneja Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas ingressou na Magistratura em 1992. É especialista em Direito Processual Civil e em Direito da Comunicação pela Universidade de Coimbra-PT.

Agamenilde Dias Arruda, presidente do TRE-PB (Foto: Divulgação/TRE-PB)

Agamenilde Dias Arruda, presidente do TRE-PB (Foto: Divulgação/TRE-PB)

Ela trabalhou nas Comarcas de Taperoá, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e Bayeux. Foi juíza substituta na Comarca de João Pessoa e juíza titular da 5ª Vara de Família da Capital. Exerceu jurisdição eleitoral em Taperoá, Sousa, Cajazeiras e Cruz do Espírito Santo e foi responsável pela propaganda eleitoral nas eleições de 2016 na 76ª Zona da Capital.

Seu vasto currículo conta ainda com atuações de destaque no Conselho Nacional de Justiça, no Fórum Cível da Comarca de João Pessoa, no Tribunal de Justiça da Paraíba, além de ter sido professora de Direito de Família da Escola Superior da Magistratura da Paraíba.

Em março de 2023, tomou posse como membro efetivo do TRE-PB na categoria desembargadora, onde exerceu o cargo de vice-presidente e corregedora até o dia 8 de março de 2024.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: