header top bar

section content

VÍDEO: Em escândalo do INSS, advogado diz que Lula tem “responsabilidade menor” por apoiar investigação

O colunista disse que comparado aos ex-presidentes Temer e Bolsonaro, o petista tem menos culpa por "estar determinando apurar esses escândalos, e tomando todas as providências"

Por Luiz Adriano

16/05/2025 às 17h42 • atualizado em 16/05/2025 às 17h49

No programa Olho Vivo desta sexta-feira (16), o advogado Valdeci Filho, colunista do Direto ao Ponto na TV Diário do Sertão, falou sobre as fraudes em descontos indevidos nos benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas do INSS.

O jurista fez um histórico de escândalos na previdência no decorrer dos anos, traçando uma linha do tempo. Quanto ao fato atual que aponta para o maior rombo de todos os tempos, R$ 6,3 bilhões, ele explicou que a situação atinge os governos de Temer, Bolsonaro e Lula, sendo que os dois que antecederam o petista não se dedicaram para investigar as supostas fraudes.

Valdeci criticou a polarização política e disse que é necessário que haja imparcialidade na hora de julgar tal situação.

“É preciso que se diga que todo esquema de corrupção eles precisam sair do palanque político e se analisar friamente, e essa análise na polarização existente é muito difícil, porque um outro vai querer atribuir ao ex-presidente Bolsonaro, e outro vai atribuir ao presidente Lula, tamanha responsabilidade”, disse o advogado.

O colunista entende que cada presidente teve sua parcela de culpa, no entanto, sobre o atual gestor nacional, ela ameniza em virtude de que o petista estaria facilitando as investigações.

“No meu sentir, os 3 estão no pacote, com uma pequena diferença, o Governo Lula é onde estão sendo apurados, inclusive, foi no Governo Lula 2 onde houve um decreto onde ele autoriza o Ministério Público atuar nas investigações. Diria que os 3 estão no pacote com a responsabilidade menor de quem está determinando apurar esses escândalos, e tomando todas as providências, que é o governo atual”, destacou.

Irmão de Lula – Valdeci Filho falou que o escândalo que faz ligação ao Governo de Lula, é em relação ao fato do irmão do presidente, o Frei Chico, está como vice presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) – “sindicato este, que não está sendo envolvido”. “A CGU não apurou responsabilidade, do contrário, desde 2017, o próprio sindicato vem fazendo essas denúncias”, explicou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: