header top bar

section content

VÍDEO: Campanha da Fraternidade 2022 destaca temática sobre Fraternidade e Educação

Esta é a terceira vez que a educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema foi inspirado no Papa Francisco que propôs um novo Pacto Educativo Global

Por Portal Diário com Assessoria CNBB

02/03/2022 às 12h50 • atualizado em 02/03/2022 às 12h53

A Campanha da Fraternidade deste ano vai refletir, discutir e propor soluções sobre o tema “Fraternidade e Educação”. A campanha acontece nas dioceses e espaços católicos de todo o país. Inspirada no Papa Francisco que propôs um novo Pacto Educativo Global, esta campanha quer promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário na educação.

Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Padre de Cajazeiras condena católicos conservadores que boicotam a Campanha da Fraternidade 2021

Fachada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na sede da entidade em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

A presidência da CNBB justifica, na apresentação do texto-base da CF, que se trata de uma campanha que, mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã.

Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade).

A CF 2022 é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Santo Padre apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas, que também sejam capazes de cuidar da casa comum já que a “educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”, conforme explicitado na Encíclica Laudato Si’, 2016, nº 215.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: