header top bar

section content

UFPB oferece tratamento gratuito a crianças com espectro do autismo em João Pessoa

Tratamento para crianças com autismo acontece no Campus de João Pessoa toda sexta-feira. Projeto de extensão conta com quatro colaboradores e é coordenador por Flavia Rego.

Por G1 PB

19/07/2019 às 10h17

Campus da UFPB. (Foto: Divulgação UFPB)

A UFPB oferece gratuitamente no Campus I, em João Pessoa, tratamento a crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (ETA). O projeto de extensão “Intervenção em linguagem em crianças com síndrome autística” tem ajudado as crianças no processo de comunicação e de interação social.

Para participar do projeto, pais ou responsáveis devem se dirigir à Clínica Escola, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus I, em João Pessoa, com RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e laudo médico da criança. Mais informações pelo telefone (83) 3216.7926.

As sessões gratuitas são realizadas todas as sextas-feiras pela manhã na Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFPB. De acordo com a coordenadora do projeto Flávia Rego, explicou que até a quinta-feira (17), seis crianças de dois a seis anos são atendidas na clínica. Ainda segundo Flávia Rego, o trabalho é intervencionista, a fim de prevenir atraso prolongado no desenvolvimento da fala.

“Trabalhamos com crianças com menor idade cronológica, que estejam no início dessa estimulação e começamos a interferir para que elas desenvolvam a linguagem o mais rápido possível”, comenta.

O projeto conta com quatro voluntários que realizam as sessões de terapia, sob a supervisão da Flávia Rego.

“A gente usa a teoria do brincar, sempre trazendo brinquedos que tenham a ver com o tema que vamos trabalhar com o paciente”, conta a voluntária Alícia Belarmino. O tratamento não tem um tempo definido e as sessões podem continuar até a criança desenvolver uma comunicação efetiva.

Fonte: G1 PB - https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/07/18/ufpb-oferece-tratamento-gratuito-a-criancas-com-espectro-do-autismo-em-joao-pessoa.ghtml

Recomendado pelo Google: