header top bar

section content

UFPB oferece tratamento gratuito a crianças com espectro do autismo em João Pessoa

Tratamento para crianças com autismo acontece no Campus de João Pessoa toda sexta-feira. Projeto de extensão conta com quatro colaboradores e é coordenador por Flavia Rego.

Por G1 PB

19/07/2019 às 10h17

Campus da UFPB. (Foto: Divulgação UFPB)

A UFPB oferece gratuitamente no Campus I, em João Pessoa, tratamento a crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (ETA). O projeto de extensão “Intervenção em linguagem em crianças com síndrome autística” tem ajudado as crianças no processo de comunicação e de interação social.

Para participar do projeto, pais ou responsáveis devem se dirigir à Clínica Escola, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus I, em João Pessoa, com RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e laudo médico da criança. Mais informações pelo telefone (83) 3216.7926.

As sessões gratuitas são realizadas todas as sextas-feiras pela manhã na Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFPB. De acordo com a coordenadora do projeto Flávia Rego, explicou que até a quinta-feira (17), seis crianças de dois a seis anos são atendidas na clínica. Ainda segundo Flávia Rego, o trabalho é intervencionista, a fim de prevenir atraso prolongado no desenvolvimento da fala.

“Trabalhamos com crianças com menor idade cronológica, que estejam no início dessa estimulação e começamos a interferir para que elas desenvolvam a linguagem o mais rápido possível”, comenta.

O projeto conta com quatro voluntários que realizam as sessões de terapia, sob a supervisão da Flávia Rego.

“A gente usa a teoria do brincar, sempre trazendo brinquedos que tenham a ver com o tema que vamos trabalhar com o paciente”, conta a voluntária Alícia Belarmino. O tratamento não tem um tempo definido e as sessões podem continuar até a criança desenvolver uma comunicação efetiva.

Fonte: G1 PB - https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/07/18/ufpb-oferece-tratamento-gratuito-a-criancas-com-espectro-do-autismo-em-joao-pessoa.ghtml

Recomendado para você pelo google

VÍDEO

Capitão da PM conta que vítima de tiros em Cajazeiras fez revelação sobre crime antes de morrer

VÍDEO

No Sertão, Ricardo Coutinho rebate presidente da assembleia e manda recado duro para governador da PB

SAÚDE PÚBLICA

VÍDEO: Mensagem Empresarial recebe especialista em saúde pública e fala de práticas integrativas do SUS

DESCONTRAÇÃO

VÍDEO: Sucesso na internet, Gleyfy Brauly e MC Nem animam o programa Xeque Mate dessa semana