header top bar

section content

VÍDEO: No Dia Mundial do Rim, nefrologista dá dicas sobre prevenção e alerta diabéticos e hipertensos

O médico concedeu entrevista ao programa Diário News e falou sobre o aumento de casos na pandemia, principais causas da doença, urina escura e tantos outros assuntos sobre a importância da conscientização

Por Luiz Adriano

11/03/2022 às 09h36 • atualizado em 11/03/2022 às 09h51

O Programa Diário News da TV Diário do Sertão que é apresentado por Moisés Conrado, na edição desta quinta-feira (10), entrevistou o Dr. Diogo Melo, médico nefrologista, ele que é da cidade de Fortaleza-CE, mas também atende em Cajazeiras.

O dia 10 de março é comemorado o Dia Mundial do Rim, e com esse foco o Dr. Diogo falou sobre a importância da conscientização quanto aos cuidados com os rins.

VEJA TAMBÉM

Campanha alerta que família tem palavra final na doação de órgãos

Dr. Diogo Melo com a camisa da Campanha do Dia Mundial do Rim. (Foto: divulgação).

COVID-19

Ele disse que houve um aumento expressivo com a quantidade de pacientes que vieram a necessitar de hemodiálise devido à covid-19. Segundo o médico, o novo coronavírus, bem como suas variantes, geram muita inflamação e isso fez com que viesse a existir muitos casos de doenças renais.

“O fator inflamatório foi fundamental para que os pacientes tivessem tido esse aumento expressivo dos problemas renais que a gente viu ai nessa pandemia e continua vendo”, explicou.

PRINCIPAIS CAUSAS:

Dr. Diogo falou que a enfermidade nos rins é uma doença silenciosa, geralmente só se manifesta nos finais dos estágios 3, 4 e 5, através de náuseas, vômitos, falta de apetite, sonolência, cansaço…

Ele explicou que as duas principais causas de doenças renais são a hipertensão e o diabetes. “Quase 100% dos nossos pacientes são hipertensos”, disse.

“Dê uma atenção no rim, o rim é um órgão muito importante, é o órgão que faz toda a filtração do nosso sangue, tudo de impureza que a gente tem no nosso sangue o rim faz essa filtração para ser eliminado, o que for para ser eliminado vai ser eliminado e o que for para ser absorvido vai ser absorvido”, destacou.

URINA ESCURA

“Beba líquido, beba água!”, ressaltou o nefrologista lembrando que a falta de líquido pode deixar a urina mais concentrada.

Ele explicou que quando a urina está escura, pode ser falta de líquido e também pode ser vários outros fatores, tais como: infecção urinária, cálculo renal, entre outros. Em casos da urina com cor de sangue, conforme o médico, pode ser casos mais graves.

“Quanto menos água você bebe mais concentrada vai ser a urina”, pontuou.

DIABETES E HIPERTENSÃO

O profissional alertou às pessoas que tem tendências à hipertensão e diabetes. Ele disse que é de suma importância que essas pessoas possam buscar serviço médico e procurem se cuidar de forma precoce, porque isso poderá evitar o pior.

“Quem tem algum sinal, algum sintoma de diabetes, de hipertensão, procure o posto de saúde, vá aferir a pressão, vá medir sua glicemia, e junto disso, vamos medir a creatinina, vamos ver o sumário de urina, isso é muito importante para a gente fazer o diagnóstico precoce da doença renal e com isso, a gente ter ai resoluções, trazer melhorias e até a cura para alguns tipos de doenças renais e evitar que o paciente perca o rim”, ressaltou.

O nefrologista falou que os cuidados precoces podem ajudar os pacientes a não terem que passar pela hemodiálise.

“Evitar que o paciente vá para hemodiálise, vá para o estágio final da doença, que é isso que todos nós nefrologistas não queremos, a gente quer fazer a prevenção para evitar o tratamento, ou a perda total do rim, e o paciente precisa ai de uma terapia renal substitutiva como a hemodiálise”, finalizou.

DIA 10 DE MARÇO

10 de Março, Dia Mundial do rim, é uma campanha mundial que tem como objetivo disseminar informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da Doença Renal Crônica. A Nephron, situado na Rua Tabelião Antônio de Holanda, Centro, Cajazeiras, participa desse movimento, com ações de orientação e conteúdos educativos e preventivos.

Uma em cada 10 pessoas no mundo, podem ter uma doença renal. A doença renal crônica é silenciosa. Focar na prevenção e diagnóstico precoce, faz toda diferença.

São fatores de risco para Doença Renal Crônica: Hipertensão, Diabetes, Obesidade, uso de medicamentos ou substâncias, sem acompanhamento médico. É importante que o acompanhamento dessas doenças visem também a prevenção do comprometimento dos rins, evitando consequências graves para o organismo.

Exames básicos de rotina, como dosagem de ureia e creatina no sangue, ajudam como prevenção e pode evitar o adoecimento.

A Equipe de profissionais da Hemodiálise, é formada por médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, Psicólogo, Assistente Social e Nutricionista.

FOTOS

Veja fotos dos médicos plantonistas e demais profissionais que trabalham diretamente com pacientes portadores de problemas renais:

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: