header top bar

section content

VÍDEO: Psicóloga fala sobre perigo do Rol Taxativo que pode afetar diretamente famílias com autistas

Conforme a ativista, uma decisão errada do STJ pode "matar o direito da pessoa ter acesso ao atendimento especializado e prejudicar o tratamento, o desenvolvimento e a qualidade de vida de inúmeras e inúmeras famílias"

Por Luiz Adriano

27/04/2022 às 11h19 • atualizado em 27/04/2022 às 11h24

A Psicóloga Clínica Samia Duarte, participou do programa Balanço Diário na TV Diário do Sertão na edição da última segunda-feira (25) e falou sobre os desafios das famílias dos autistas quanto aos setores públicos. Ela que é Ativista da causa do Autismo, explicou sobre as propostas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para planos de saúde do autista.

Segundo Samia, caso a corte decida pelo ‘Rol Taxativo’, será uma decisão que irá afetar as famílias, devido ao foco do tratamento que conforme a ativista, vai desvirtuar do atendimento necessário para os pacientes, tirando um direito dos cidadãos.


VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Presidente da APAA de Cajazeiras diz que mãe pode perceber Autismo ainda na 1ª infância


“Mata o direito da pessoa ter acesso ao atendimento especializado, vem a prejudicar o tratamento e o desenvolvimento e a qualidade de vida de inúmeras e inúmeras famílias”, pontuou.

Samia Duarte durante o programa Balanço Diário. (Foto: TV Diário do Sertão).

ENTENDA

Se o entendimento do STJ for pela taxatividade do rol da ANS, haverá mudança na jurisprudência em vários tribunais, com repercussões sobre ações em curso contra operadoras de saúde para garantir a cobertura de terapias e procedimentos negados.

Além disso, a mudança daria às operadoras de planos de saúde o direito de negar aos pacientes tratamentos que ainda não façam parte da lista da ANS, mesmo que tenham sido prescritos por médicos e com eficácia comprovada.

Exame diagnóstico para diferentes tipos de câncer, imunoterapia, cirurgia intrauterina para fetos, terapia que ensina habilidades específicas para pessoas com autismo (ABA) – com custos entre R$ 8 mil e R$ 10 mil por mês – além de canabidiol para casos de epilepsia refratária são alguns dos procedimentos que não seriam mais obrigatórios de cobertura para os planos de saúde.

(Texto em itálico: Estado de Minas)

ABRIL AZUL

Neste mês é realizado o Abril Azul, uma campanha para conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

ENTREVISTADA

Samia Duarte é Psicóloga clínica e Supervisora da Casa de Esperança IV (Campina Grande) e Ativista da causa do Autismo.

Veja o programa Balanço Diário da última segunda-feira (25) na íntegra:

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: