header top bar

section content

VÍDEO: Médico alerta sobre semelhança de sintomas gripais com a covid-19 e orienta uso de máscara

O profissional explicou que as características estão muito semelhantes e por isso, ao sentir dor na garganta, coriza ou sintomas parecidos por mais dias do que o normal, a pessoa deve urgentemente tomar precauções

Por Luiz Adriano

21/06/2022 às 17h03 • atualizado em 21/06/2022 às 17h23

Em uma live divulgada nas redes sociais, o médico pneumologista Dr. Alexandre Araruna, falou sobre a semelhança entre gripe e covid. Segundo ele, ao sentir dor na garganta, nariz escorrendo e até sintomas semelhantes à renite ou sinusite, é importante tomar cuidados porque pode sim, ser coronavírus.

“As pessoas estão adoecendo com gripe, passam um diagnóstico de gripe, às vezes aceitando como um diagnóstico de resfriado, e nesse diagnóstico de gripe, de resfriado, depois do 5º, 6º dia, vai descobrir que é covid, já disseminou para ene pessoas”, disse o profissional da saúde.

Dr. Alexandre falou da dificuldade que a medicina está tendo para diferenciar as doenças dessa natureza: “Quando eu falo que a pessoa tem uma febre, uma febrícula, não dar hoje para gente diferenciar mais do resfriado ou da gripe, tá muito semelhante”, explicou.

“A gente precisa ter um pouquinho mais de cuidado com essa famosa inocente garganta que dói, nariz que escorre e que às vezes perdura por mais dias do que o habitual”, alertou o médico.

Com base nas semelhanças das doenças e no avanço atual da covid, Dr. Alexandre ressaltou a importância do uso da máscara para pessoas com sintomas, e da vacinação contra a covid-19, que segundo ele, resulta em um quadro de menor complexidade.

Veja a live na íntegra:

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: