header top bar

section content

VÍDEO: Médico infectologista explica o que é a Virose da Mosca e se doença pode causar morte

Dr. Ramiro Tavares que atua no Hospital Universitário de Fortaleza, disse que no período mais quente e chuvoso do ano os casos de diarreia aumentam acarretando na possibilidade de ser a Virose da Mosca

Por Luiz Adriano

24/02/2023 às 18h10 • atualizado em 24/02/2023 às 18h17

O médico infectologista Ramiro Tavares participou de forma online do programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, e deu explicações sobre a Virose da Mosca. O profissional que atua no Hospital Universitário de Fortaleza, discorreu sobre quais são os problemas que a doença pode causar no organismo do ser humano, bem como orientou sobre as diversas maneiras de se prevenir.

“Nada mais é do que um conjunto de doenças”, disse o médico ao lembrar que a patologia está associada a vírus, o que acarreta na maioria das vezes na falta de um tratamento específico da doença. Em alguns casos ele explicou que o indivíduo hidrata bem e logo volta ao normal, mas há casos onde os sintomas tendem a se estender mais como intoxicação alimentar por algumas bactérias, as quais podem ocasionar doenças graves no intestino e ter como consequências risco à vida do paciente.

CAUSAS

O profissional da saúde disse que a Virose da Mosca está relacionada ao consumo de água e alimentos contaminados, bem como ao contato com as mãos contaminadas.

Imagem ilustrativa

CUIDADOS

Ramiro Tavares falou que os cuidados para se prevenir da doença são simpes e tem haver com higienização, veja: lavar as mãos antes de comer, lavar os alimentos quando chegar do supermercado, evitar consumo de alimentos in natura fora de casa, não ingerir maionese que não esteja refrigerado, evitar dar descarga com a tampa aberta, entre outros.

A lavagem das mãos após o uso do banheiro, segundo o médico, é essencial. Ele deu um exemplo de que se uma pessoa com diarreia e que estiver infectado com a Virose da Mosca, não lavar as mãos e pegar em uma maçaneta de porta, e familiares vierem a ter contato com a referida maçaneta, a doença será transmitida.

A estação chuvosa e principalmente o acúmulo de lixo em áreas urbanas, segundo o médico, são fatores que acabam aumentando as predisposições à Virose da Mosca.

CASOS GRAVES

Dr. Ramiro disse também que em alguns casos é necessário haver uma terapia intensiva com antibióticos, medicamentos que evitem a progressão da doença, e assim não haja consequências mais graves.

“Em suma, são cuidados simples que nós precisamos ter e que eles isoladamente conseguem garantir uma prevenção a um problema individual e coletivo”, relatou.

DOENÇA PODE LEVAR A MORTE

Conforme o Dr. Ramiro Tavares, a patologia pode levar a desfechos fatais, principalmente em idosos a partir de 70 anos e em crianças em seu 1º ano de vida. Segundo ele, os riscos para estas faixas etárias são maiores. O médico explicou que é preciso se hidratar bastante para não haver uma piora.

SINTOMAS

Desidratação, sonolência excessiva, criança extremamente irritada, pele bastante seca, vômitos persistentes, diminuição do volume urinário, se nada disso passar com medicamentos que podem tomar em casa, Dr. Ramiro ressalta que “é importante realmente procurar assistência médica, porque por vezes esses casos podem ter desfechos mais graves”, pontuou.

Dr. Ramiro Tavares é Infectologista e atende no Hospital Universitário de Fortaleza – foto: divulgação/Instagram

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: