header top bar

section content

VÍDEO: Especialista em plantas medicinais diz que ervas também podem ocasionar intoxicação por uso excessivo

O profissional deu explicações de como realmente deve ser feito um chá e alertou quanto ao perigo de usar determinada planta além da quantidade indicada

Por Luiz Adriano

06/03/2023 às 20h01 • atualizado em 07/03/2023 às 09h27

O especialista em plantas medicinais Gilson Giombeli, do estado de São Paulo, participou do programa Diário News da TV Diário do Sertão e deu explicações importantes a respeito da utilização de chás como remédio natural.

Ele detalhou como deve ser feito um chá, seja de ervas verdes ou secas. O profissional explicou a melhor forma de conseguir extrair as propriedades de uma erva através de chás, e mostrou o perigo de realizar o procedimento em vasilhas de alumínios.

O correto, segundo Gilson, é usar um utensílio que não tenha a liberação de substância tóxica, ou seja, geralmente as pessoas fervem uma erva dentro de um recipiente de alumínio e deixa bastante tempo fervendo, o que torna um processo de oxidação, isto é, o indivíduo pode está liberando uma substância tóxica para o chá.

Dessa maneira, ele explicou que o correto é ferver a água em uma vasilha não metálica. Ele falou que a erva deve ser colocada dentro da garrafa térmica, seja a planta seca ou fresca, e em seguida colocar a água logo após alcançar a fervura, de forma lenta, na garrafa térmica. Após isso, fecha a garrafa e deixa por 10 a 15 minutos e o chá está feito. Gilson pontuou que o vidro interno da garrafa não libera substâncias tóxicas.

O CUIDADO COM O EXCESSO

O profissional ressaltou que pode ser tomada de três a quatro xícaras de chá por dia, no entanto, ele lembrou que o excesso, seja de qualquer que seja a erva, pode sim haver intoxicação.

Ele deu o exemplo da Arruda que é bastante tóxica e também citou a Camomila que é bem menos, no entanto, ele detalhou um dos perigos de uso excessivo da Camomila.

Mesmo sendo usada como um calmante, que diminui a excitação do sistema nervoso central, a Camomila, segundo Gilson Giombeli, ela também tem ação antiagregante plaquetária, isto é, a utilização em excesso pode impedir a coagulação sanguínea, fazendo com que o uso exagerado possa causar por exemplo uma hemorragia.

“É importante sempre ter uma orientação para gente não ter algum dano causado por a utilização de planta medicinal”, destacou o profissional.

Ele ainda deu dicas sobre como adoçar os chás e citou algumas ervas que o cuidado deve ser maior com o uso delas. Veja a entrevista no vídeo que está no topo do texto.

Gilson Giombeli – especialista em plantas medicinais – foto: print de tela/Instagram

O ENTREVISTADO

Gilson Giombeli é professor e terapeuta de Terapias Complementares e Integrativas; é formado em Licenciatura Plena no Curso de Filosofia; tem formação técnica em naturopatia; Cursos de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa; Pós-Graduado em Plantas Medicinais pela Universidade Federal de Lavras; Pós-Graduado em Fitoterapia e Prescrição de Fitoterapia pela FAMEESP (Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo); Pós-Graduado em Nutrição e Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras; atua como professor em pós-graduação e em cursos, palestras e atendimentos a empresas e pessoas físicas.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre Gilson Giombeli.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: