header top bar

section content

VÍDEO: Duração dos sintomas das síndromes gripais agudas está aumentando, alerta médico pneumologista

A Paraíba tem registrado alta de casos das síndromes gripais infantis, que muitas vezes se agravam para síndrome respiratória aguda grave. Sem tratamento adequado, pode levar a complicações severas, incluindo a morte

Por Jocivan Pinheiro

11/05/2023 às 17h09 • atualizado em 11/05/2023 às 17h13

No programa Olho Vivo desta quinta-feira (11), o médico pneumologista Alexandre Araruna alertou para o fato de que os sintomas das síndromes gripais que estão acometendo a população brasileira estão durando bem mais tempo. No caso de crianças, está ocorrendo com frequência a evolução para síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Segundo Araruna, o período de maior ocorrência de viroses é entre março e agosto, e os sintomas podem durar até mais de 15 dias. Se a pessoas já sofre de algum outro problema de saúde, sobretudo se for respiratório, o quadro pode se agravar.

A Paraíba tem registrado alta de casos das síndromes gripais infantis, que muitas vezes se agravam para síndrome respiratória aguda grave. Sem tratamento adequado, pode levar a complicações severas, incluindo a morte.

Na Paraíba, observa-se entre todas as idades um aumento de casos de vírus respiratórios no ano de 2023, com variação de 234,78% quando comparado ao ano anterior. Os principais causadores são o VSR, adenovírus, rinovírus, influenza A e B.

Para tentar minimizar os efeitos, 77 leitos de enfermaria e 26 leitos de UTI exclusivos para casos de SRAG foram distribuídos entre as principais cidades.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: