header top bar

section content

Quase 99% dos alimentos ultraprocessados têm ingredientes que aumentam risco de doenças, aponta estudo

A constatação é resultado de um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP)

Por Luis Fernando Mifô

04/09/2023 às 10h30 • atualizado em 04/09/2023 às 10h37

Alimentos processados em supermercado (Foto: Flávio Dutra/JU)

Alimentos processados em supermercado (Foto: Flávio Dutra/JU)

Um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), aponta que quase 99% dos alimentos ultraprocessados comercializados no Brasil têm alto teor de sódio, gorduras, açúcares ou aditivos para realçar cor e sabor.

Uma das autoras do estudo, a professora Daniela Canella, que faz parte do Departamento de Nutrição Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde do Instituto de Nutrição da Uerj, afirma que esses ingredientes estão associados a uma série de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, além da obesidade.

Segundo o estudo, os produtos químicos estão presentes em quase todos os biscoitos, margarinas, bolos e tortas, achocolatados, bebidas lácteas e sorvetes, frios, embutidos e bebidas gaseificadas, além das refeições prontas, pizza, lasanha, pastelaria e bebidas açucaradas.

Daniela Canella defende que nas embalagens haja informações obrigatórias para os consumidores identificarem melhor não só os alimentos com alto teor de sódio, açúcar e gorduras, mas também aditivos como corantes, aromatizantes e emulsificantes.

Um estudo que já havia sido realizado pelo Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP entre 2009 e 2017 indicou que alimentos ultraprocessados aumentam as chances de formação de tumores, ou seja, de surgimento do câncer.

Ao longo dos 8 anos de pesquisa, foi verificado um aumento de mais de 10% dos casos de câncer causados por um incremento de 10% no consumo desses alimentos.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: