header top bar

section content

VÍDEO: Diagnóstico tardio da osteoporose em homens prejudica tratamento, alerta médico reumatologista

O médico Marco Antonio Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, fez um alerta sobre a doença quando é diagnosticada tardiamente

Por Jocivan Pinheiro

06/10/2023 às 17h38 • atualizado em 06/10/2023 às 17h43

De 4 a 7 de outubro, em Goiânia (GO), profissionais de saúde do Brasil e de outros países participam do XL Congresso Brasileiro de Reumatologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, com conferências, debates e discussões sobre recentes avanços da especialidade.

O médico Marco Antonio Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, em entrevista à Agência Brasil, fez um alerta sobre a osteoporose, sobretudo em homens.

A osteoporose é uma doença caracterizada pela redução da massa óssea e que atinge entre 10 milhões e 15 milhões de brasileiros, segundo estimativas do Ministério da Saúde, com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela atinge principalmente mulheres após a menopausa, em função da queda nos níveis do hormônio feminino, o estrogênio. No entanto, em homens pode trazer complicações mais sérias porque, em geral, eles tendem a descobrir a doença mais tarde, em estágio mais avançado.

“Se você tem alguma doença inflamatória – como reumática, por exemplo – ou outra como diabetes ou asma, os ossos vão perdendo ainda mais cálcio, ficando mais frágeis. E alguns medicamentos também diminuem essa dureza do osso, como corticoides e anticoagulantes. Osteoporose é essa fragilidade óssea que leva a uma fratura”, explica o médico.

Loures destacou que, embora a incidência em homens seja menor que em mulheres, o agravante é que o homem costuma demorar a buscar tratamento. “O homem, de forma geral, é mais resistente [a procurar um médico]. A mulher, desde a adolescência, procura mais os serviços médicos do que os homens. Mas, felizmente, isso está mudando”, disse.

Loures reitera a importância do diagnóstico precoce. “Se ele [o homem] tiver uma fratura antes dos 70 anos, deve procurar um reumatologista, um endocrinologista ou mesmo um ortopedista para fazer uma densitometria óssea. Também é preciso analisar se está tomando medicamentos que levam à perda de osso como corticoides ou algum que produza a osteoporose. Se ele for fumante ou tomar muito álcool seguidamente, também deve procurar um médico com antecedência. Se também não faz exercício, deve procurar um médico precocemente”, explicou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: