header top bar

section content

VÍDEO: Presidente Lula pede que homens “criem juízo” e façam exame de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente na população masculina em todas as regiões do país

Por Jocivan Pinheiro

07/11/2023 às 20h44 • atualizado em 07/11/2023 às 20h48

A gente está no comecinho do mês de novembro e vamos aproveitar para reforçar o alerta da campanha Novembro Azul de cuidados com a saúde dos homens, mas que tem como foco principal a prevenção ao câncer de próstata.

Os cuidados com a saúde devem ser constantes, mas o Novembro Azul nos faz lembrar o quanto é importante fazer exames preventivos, e o principal ainda é o toque retal no urologista. No entanto, infelizmente, a população masculina ainda resiste bastante a esse exame.

Quem fez um alerta nessa terça-feira (7) foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa “Conversa com o Presidente”. Ao comentar a campanha, Lula pediu aos homens que “criem juízo” e façam o exame preventivo.

“Todo homem que se preza, que se respeita, que gosta da família, que gosta da sua mulher, dos seus filhos, do seu pai, da sua mãe, que gosta da sua própria vida, precisa criar juízo e fazer exame de próstata”, disse Lula. “Muito pior do que o médico dar um toque, é você descobrir que está com câncer e morrer por conta de uma doença que você poderia curar”, acrescentou o presidente.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer nesse público. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que surgirão 71,7 mil novos casos por ano.

Homens que apresentam alguma alteração suspeita, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina, devem procurar uma unidade de saúde.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: