header top bar

section content

VÍDEO: Apesar de cenário estável, secretário de Saúde da PB diz que cobertura vacinal bivalente ainda é baixa

SES está recomendando uma nova dose da vacina bivalente contra a Covid 19 para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos

Por Portal Diário com Secom-PB

08/12/2023 às 18h41 • atualizado em 08/12/2023 às 18h43

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está recomendando uma nova dose da vacina bivalente contra a Covid 19 para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos (pacientes com mecanismos de defesa – sistema imunológico – comprometidos) acima de 12 anos de idade.

O intervalo entre a última dose do imunizante deve ser de 6 meses e a vacina já está disponível para a população nas salas de vacinação municipais. A medida segue a indicação nacional do Ministério da Saúde, em virtude do cenário epidemiológico do estado do Ceará, que vem enfrentando um aumento de casos devido a novas subvariantes da ômicron.

Na Paraíba, o cenário epidemiológico atual é estável, não apresentando aumento de casos da doença, consequentemente, não há registro crescente de casos graves que necessitem de internação ou de óbitos. A taxa geral de positividade da Covid-19 no estado, da primeira semana de janeiro até o início de dezembro, é de 4,92%.

O número de exames realizados por mês também apresenta queda desde maio, com uma leve variação na positividade no mês de novembro, o que não representa aumento significativo, uma vez que, das 659 amostras recebidas, apenas 61 tiveram resultado detectável.

O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, explica que as vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis nos 223 municípios da Paraíba e que é importante as pessoas estarem protegidas, principalmente nesse período de festas de final de ano, quando o estado recebe muitos turistas, e de férias, que estimulam a aglomeração.

“O cenário na Paraíba é de estabilidade, não há motivo para preocupação, não há reflexos no número de internamentos, no aumento de novos casos, mas a gente precisa ampliar nossa cobertura vacinal, que ainda e baixa, 18%, para que a população possa seguir protegida”, disse.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: