header top bar

section content

VÍDEO: “É fator de risco até para câncer”, alerta médico sobre bactéria que afastou Nattanzinho dos palcos

H. pylori, que afastou o cantor dos palcos por pelo menos 15 dias, é bastante comum na população mundial e seu tratamento padrão é à base de antibióticos

Por Jocivan Pinheiro

03/01/2024 às 16h06 • atualizado em 04/01/2024 às 07h15

A bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), que afastou o cantor Nattanzinho dos palcos por pelo menos 15 dias, é bastante comum na população mundial e seu tratamento padrão é apenas à base de antibióticos e tem alto índice de cura.

No entanto, o médico gastroenterologista Diego Galdino avisou, durante entrevista ao programa Olho Vivo, que é melhor o paciente cumprir à risca o tratamento para evitar complicações maiores, até mesmo desenvolver um câncer no estômago.

H.pylori é uma bactéria comum que fica no estômago e nem sempre causa sintomas, mas pode ser responsável por indigestão, gastrite e úlcera. Em quadros mais graves, pode levar ao desenvolvimento de câncer de estômago. O tratamento envolve uso de protetores gástricos, antibióticos e uma alimentação controlada.

“Geralmente ela se instala no nosso estômago. Vem através do alimento, se instala nas mucosas do estômago e isso faz com que o estômago, que é muito ácido e tem um PH muito baixo para ajudar na digestão, perca essa camada protetora; perdendo essa camada protetora, ela facilita as inflamações, os processos de úlceras pépticas, sangramentos no local, facilita o refluxo gastrointestinal, que é a subida desse ácido para o esôfago e, em alguns momentos, até para a garganta, como é o caso citado; e também essa bactéria é um fator de risco para a geração do câncer”, alerta o médico.

Cantor Nattanzinho explica sintomas da bactéria que o fez dar pausa na carreira: (Foto: Reprodução)

Segundo Dr. Diego Galdino, existem três métodos básicos de diagnóstico: teste de urease, exame histopatológico e sorologia sanguínea.

O tratamento inicial padrão é feito à base de antibióticos (por 14 dias) e tem eficácia de 86%. Nos demais 14%, se o tratamento não for eficaz, ou o paciente não cumpriu de forma adequada ou a bactéria resistiu. Nesse segundo caso, deve-se utiliza outros antibióticos.

Os principais sintomas da infecção são: dor estomacal ou intestinal; sensação de queimação na barriga; diminuição do apetite; emagrecimento progressivo; enjoo e vômito; sensação de estufamento; oresença de arrotos frequentes; fezes com a presença de sangue.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: